A unidade de conversão de papel de Cachoeiro de Itapemirim é um empreendimento de R$ 130 milhões. O local escolhido fica na Comunidade do Retiro, próximo à ES-482 e à BR-101. Há um processo de seleção em curso para contratar cerca de 90 profissionais de nível técnico, médio e superior nas áreas de manutenção, qualidade, logística e operação. A previsão é de que a unidade entre em operação no primeiro trimestre de 2021.
A instalação vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos na fase de construção. A fábrica terá capacidade para converter 30 mil toneladas/ano de papel tissue (papeis suaves e de alta absorção) em produtos acabados.
Serão produzidos papéis higiênicos de folhas dupla e tripla das marcas Mimmo, que já é líder de mercado no Espírito Santo, e Max Pure. A matéria-prima que abastecerá a unidade será produzida pela própria Suzano na Unidade Mucuri, no sul da Bahia.
O empreendimento faz parte de um pacote de investimentos anunciados pela Suzano no final do ano passado, que totaliza R$ 933,4 milhões.
Além da unidade de conversão de papel, os investimentos contemplam o retrofit da unidade industrial localizada em Aracruz, para ampliação da eficiência, e a expansão da base florestal da empresa no Espírito Santo.