O debate eleitoral entre os (as) candidatos (as) a prefeito (a) de Cachoeiro de Itapemirim, que será realizado no domingo (27), às 20h, cumprirá todas as exigências sanitárias como precaução diante da pandemia do novo coronavírus. Além disso, também serão obedecidos todos os critérios do decreto municipal, conforme a classificação de risco baixo no Mapa de Gestão de Risco, do governo do Estado.
O evento será realizado no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), que conta com 360 m². A produção do debate trabalha com estrutura de áudio e vídeo para receber os 12 pré-candidatos (as), caso todos registrem suas candidaturas no dia 26 deste mês. A transmissão é 100% online – fato inédito no estado – e para assistir é preciso se inscrever e já clicar no ícone ‘Definir lembrete’.
Cada candidato (a) será posicionado (a) a uma distância de 1,5 metro do (a) outro (a). Haverá espaço reservado para as profissionais que farão a interpretação de libras.
Cada participante poderá levar dois assessores, que ficarão sentados nas cadeiras do auditório, tendo uma cadeira vaga entre eles. Todos os presentes deverão utilizar máscara. A única exceção será para aqueles que farão uso do microfone e as intérpretes de libras, por causa da necessidade da expressão facial. No entanto, como já registrado, esses estarão dentro do distanciamento exigido pelas normas sanitárias.
A produção do evento terá um fotógrafo oficial, para que não haja circulação de pessoas durante a transmissão online. No ambiente, haverá álcool em gel e também acontecerá a aferição de temperatura antes do ingresso ao auditório. Não haverá público externo, ou seja, não será permitida a entrada de pessoas que não esteja na lista de dois assessores de cada candidato.
Regras
A produção do debate realizou reunião com nove pré-candidatos e/ou representantes (dois justificaram a ausência) na segunda-feira (21) para conversar sobre as regras. Inicialmente, o debate teria cinco blocos e foi reduzido para três, caso haja a presença de mais de seis candidatos no domingo.
“Há um grande empenho e extrema atenção às exigências sanitárias para preservação da saúde de todos os presentes. Cumprindo à risca toda a legislação, temos certeza que todos (as) os (as) candidatos (as) estarão à vontade para apresentar seus planos de governo e o eleitor poderá avaliar, até mesmo pelo celular, as propostas de cada um (a) que pretende governar Cachoeiro pelos próximos quatro anos”, disse Leandro Moreira, do Em Off Notícias.