Está marcada para o dia 13 de novembro a chamada Cerimônia Complementar de Geração de Mídias e Carga das Urnas Eletrônicas, que é quando acontece a inseminação do aparelho. O evento começa às 8h, no cartório eleitoral de Cachoeiro de Itapemirim, que fica na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 381, no bairro Amarelo.
A cerimônia, que é voltada para representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e das coligações e demais interessados, terá início com a geração de cartões de memória para carga das urnas, cartões de memória para votação e mídias de resultado para as urnas.
Após os procedimentos, a reunião continua com a carga e a lacração das urnas eletrônicas que apresentaram inconsistências nas datas da cerimônia principal, incluindo as que não foram inseminadas, as que tenham sido objeto de manutenção após a conferência visual, as que demonstraram necessidade de nova carga, as que demonstraram necessidade de procedimento de correção do relógio ou do calendário interno durante a Conferência Visual, e as que estavam sendo utilizadas em treinamento.
A Justiça eleitoral contratou sete técnicos para a preparação das urnas.