Curso garante porte de .40 para a Guarda de Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim começaram, nesta quinta-feira (26), o curso de atualização do porte de arma e mudança para o calibre .40. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU) da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Victor Coelho e do secretários municipais de Segurança e de Administração, Ruy Guedes e Cláudio Mello, respectivamente.

“O operador de segurança pública precisa passar, constantemente, por qualificação que amplie a sua capacidade de serviço à população. Por isso, esse curso de atualização profissional, mais do que atender aos requisitos da legislação, servirá para ampliar o conhecimento técnico e cognitivo dos agentes, para que estejam ainda mais preparados para servir ao município”, salientou o secretário de Segurança.

A formação visa atender às exigências da lei federal 10.826/2003 (art. 6º), do decreto 9.847/2019 e da instrução normativa nº 180/2020 – DG/PF (art. 41).

O curso será coordenado pela Escola do Servidor, da Secretária Municipal de Administração (Semad), e apresentará temáticas como: “As guardas municipais americanas e as guardas municipais brasileiras: uma sugestão organizacional comparativa” (abordada na primeira palestra, pelo juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cachoeiro de Itapemirim, Robson Louzada); “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Segurança Pública”; “Técnica de Manuseio de Arma de Fogo”, “Técnica de Abordagem” e “Liderança”.

As aulas práticas de tiro com o novo calibre serão ministradas por instrutor da Polícia Civil. As atividades da capacitação serão finalizadas no dia 21 de dezembro, com a entrega dos certificados de conclusão.

Em seu pronunciamento, o prefeito Victor Coelho relembrou ações de melhoria e investimento da gestão na Guarda Civil Municipal e ressaltou a importância do curso como mais uma conquista para a categoria. “Temos muita gratidão por tudo que a Guarda Civil da nossa cidade conquistou e estamos caminhando em direção a mais conquistas. Nosso objetivo é avançar nas políticas de segurança”, completou.

Retorno do armamento

Em fevereiro deste ano, após um impasse de mais de uma década, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro pôde voltar a portar armas de fogo. Quarenta guardas que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional receberam os portes, emitidos pela Polícia Federal. Além de retomarem os 49 revólveres e três carabinas que estavam retidos no 9º Batalhão de Polícia Militar, a GCM recebeu, também, doação de 41 pistolas .40 da PM.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas