Risco moderado: veja como funciona o comércio em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Há mais de dois meses em risco baixo para Covid-19, Cachoeiro de Itapemirim voltará ao grau moderado na próxima semana. A classificação do município foi alterada no 33º Mapa de Risco, anunciado pelo governo estadual nesta sexta-feira (27), e valerá pelo período de 30 de novembro a 6 de dezembro.

As medidas qualificadas de enfrentamento ao novo coronavírus foram atualizadas, recentemente, modificando as restrições para atividades econômicas no grau moderado (confira as modificações nas tabelas abaixo).

A Prefeitura de Cachoeiro reitera a orientação para que a população e o setor produtivo reforcem os cuidados preventivos para contribuir com o controle da doença, que teve um aumento expressivo do número de casos ativos nas últimas semanas.

Para alertar a imprensa local e os segmentos econômicos do município sobre esse cenário e pedir a colaboração no combate à disseminação do vírus, o Sistema de Comando de Operações (SCO) da Prefeitura promoveu, nesta semana, uma rodada de reuniões (quatro on-line e uma presencial) com representantes dos setores.

“Foram reuniões muito produtivas, em que apresentamos: as nossas ações de enfrentamento da pandemia; os nossos indicadores da Matriz de Risco da Covid-19; a tendência ao aumento de casos – uma realidade em todo o país –; a possibilidade de Cachoeiro voltar ao risco moderado e as mudanças nas medidas qualificadas”, afirma o prefeito Victor Coelho.

“Também ouvimos os participantes, esclarecemos dúvidas e, no caso do setor produtivo, pedimos que todos cumpram à risca as regras de funcionamento, que são muito importantes para diminuirmos o ritmo do contágio. À imprensa, pedimos apoio na divulgação das informações relacionadas à pandemia, para esclarecimento da opinião pública, o que é fundamental em tempos de fake news”, complementa.

Matriz de risco

Nos encontros, foi explicado o funcionamento da Matriz de Risco de Convivência que, para definir a classificação do município, considera o coeficiente de casos ativos da doença; número de testes realizados; média móvel de óbitos e a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da covid-19 disponibilizados pelo governo estadual em todo o Estado.

“Destacamos para os participantes que a Prefeitura cuida, diretamente, da testagem, indicador em que Cachoeiro está muito bem, já tendo realizado mais de 29 mil testes, o que corresponde a 140 testes por mil habitantes. Em relação aos casos ativos, compartilhamos a responsabilidade com toda a sociedade. Realizamos as ações preventivas, mas é preciso que cada um faça a sua parte, mantendo os protocolos sanitários, para termos êxito na redução da transmissão. Melhorando esse indicador, melhoramos os demais”, explica o prefeito.

Os participantes saudaram a iniciativa da administração municipal. “Foi uma boa oportunidade para, juntos, avaliarmos a melhor conduta para essa situação que vivemos. E, também, uma forma de apresentar as demandas dos lojistas e como tudo isso os afeta”, avalia o comerciante Romulo Salqueto.

João Paulo Marques, representante de um supermercado da cidade, também avaliou, positivamente, o diálogo entre poder público e representantes das atividades econômicas. “Foi muito proveitoso”, frisou.

Novas medidas qualificadas do grau moderado

Comércio
Funcionamento: sem limitação de horário, de segunda a sábado.
Restrições: 1 pessoa por 10 m², uso de máscara e distanciamento de 1,5 m em filas.

Shoppings, galerias e centros comerciais
Funcionamento: sem limitação de horário, de segunda a sabado; domingo até as 16h.
Restrições: 1 pessoa por 22 m², considerando a área de circulação e uso coletivo; uso de máscara; distanciamento de 1,5 m em filas; dispensers com álcool gel 70% em pontos estratégicos, tais como acessos, elevadores, escadas, praça de alimentação, sanitários, áreas do shopping center, áreas de balcões de atendimento.

Praças de alimentação dos shoppings

Funcionamento: de segunda a sábado, até as 22h; aos domingos, até as 16h.
Restrições: distância de 2 metros entre as mesas e demais medidas já previstas para o grau moderado (em caso de música ao vivo, público a 4 m do palco, sem pista de dança e atendimento ao público sentado).

Estabelecimentos de alimentação (incluindo bares e lojas de conveniência)
Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h; aos domingos, das 7h às 16h.
Restrições: não houve mudanças das medidas qualificadas (espaçamento de 2 m entre mesas; em caso de música ao vivo, público a 4 m do palco, sem pista de dança e atendimento ao público sentado).

Atividades essenciais
Funcionamento: segue sem limitação de dias e horários.
Restrições: não houve mudança nas medidas qualificadas do grau moderado – atendimento de pessoas em até 50% da capacidade do estabelecimento; com limitação a 02 pessoas por família; até 05 pessoas por caixa aberto e distância mínima de 1,5 m em filas.

Eventos
Mudanças nas medidas qualificadas do grau moderado:
– Limite de 300 convidados;
– Shows e boates seguem proibidos em todos os graus de risco;
– Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas