Projeto de fisioterapia auxilia mães do Hifa no período pós-parto

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

As mamães que têm seus bebês no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) passaram a receber atenção mais que especial com o projeto Intervenções Fisioterapeutas no puerpério imediato, período posterior ao parto. A iniciativa começou há pouco mais de dois meses e partiu das voluntárias e recém-formadas em fisioterapia pela São Camilo-ES, Amanda Tobias Pansini e Amanda Carpanedo.

O objetivo do atendimento gratuito realizado a todas as mamães que desejam receber as orientações é auxiliar na recuperação, e prevenir possíveis problemas típicos deste momento como diástese abdominal (separação dos músculos reto do abdomen), incontinência urinária, entre outros.

Segundo a fisioterapeuta Amanda Carpanedo, se instituiu esse acompanhamento da fisioterapia no pós-parto como mais uma forma de dar atenção a essas mães.

As abordagens acontecem duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, e vão se estender por cerca de um ano. “Nós iniciamos a assistência a essas mulheres após 6 horas do parto normal ou 8h quando é cesária e podem ser realizadas até o 10º dia após o parto. Nós orientamos na realização de exercícios e passamos técnicas que podem ajudar também na amamentação, como melhores posições que sejam confortáveis para mamãe e bebê”, esclareceu Amanda Carpanedo.

Após a alta, as orientações continuam. “A ideia era visitá-las em suas casas e dar continuidade ao trabalho, mas com a pandemia foi necessário adaptar. Então seguimos em contato com cada uma delas por whatsapp acompanhando a recuperação”, acrescentou Amanda Tobias Pansini.

O projeto tem a orientação da fisioterapeuta e professora Sabrina Cunha Vargas e a coorientação do fisioterapeuta do Hifa e também professor, Maxwell Pena Wotikosky. “Queremos mostrar a importância da atuação do fisioterapeuta a essas mães. As intervenções podem diminuir a dor por meio de orientações ergonômicas para o momento da amamentação, como sentar, como otimizar a circulação sanguínea e capacidade respiratória, que ficam alterada após o parto.

Para a coordenadora da maternidade, Rosely Freixo, o projeto só vem a agregar valor ao trabalho que a maternidade tem desenvolvido com excelência nos quase dois anos de funcionamento. “Nós reconhecemos a importância da fisioterapia, tanto para auxiliar na amamentação, como para proporcionar qualidade de vida a essas puérperas neste período. O Hifa visa sempre o melhor atendimento aos seus pacientes e acolheu com muita satisfação essa iniciativa”, explicou.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas