Agenda trata de políticas públicas em comunidades quilombolas e para juventude

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, juntamente com as equipes da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Social, Gerência de Políticas para as Juventudes e Assessoria Especial, cumprem agendas em Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira (26).

Pela manhã, a secretária Nara e o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, irão se reunir com o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho. O objetivo é dialogar sobre o Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que integra o município.

Outra pauta da reunião serão os Centros de Referência das Juventudes (CRJ), projeto que também integra o Programa Estado Presente, sendo a principal ação do Eixo de Proteção Social. Está prevista a construção de um Centro no município. Participam também da conversa a assessora especial Raiana Rangel e a gerente de Políticas para as Juventudes, Fabrícia Barbosa.

A implementação de um Centro de Acolhimento de Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) em Cachoeiro também será pauta na reunião com o prefeito Victor Coelho. Já existe uma unidade em Vitória, e o projeto de abertura de mais dois no interior do Estado também está inserido no Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Visita a comunidades quilombolas

Durante a tarde, a secretária Nara Borgo e a equipe da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial têm uma agenda no Quilombo de Graúna, no município de Itapemirim. Haverá uma roda de conversa sobre políticas públicas do Governo do Estado que são voltadas para essa população.

No sábado (27), pela manhã, a equipe da gerência também irá ao Quilombo de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, também para uma roda de conversa sobre políticas públicas.

As visitas fazem parte de um projeto da SEDH, por meio da Subsecretaria de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, que visa a um contato mais próximo com as comunidades quilombolas no Espírito Santo.

Juventude

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, a equipe da Gerência de Políticas para as Juventudes e Assessoria Especial irão se reunir com coletivos juvenis do município de Cachoeiro de Itapemirim sobre o projeto dos CRJs.

A reunião vai ocorrer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e tem como objetivo o diálogo com as juventudes, uma vez que a metodologia de trabalho do CRJ está baseada nessa construção conjunta com as juventudes, no ouvir e conversar sobre as demandas que esses jovens possuem, para que o CRJ de fato chegue atendendo às necessidades deles no que se relaciona à garantia de direitos e criação de possibilidades e oportunidade de educação e trabalho.

Por esta razão, a SEDH tem realizado reuniões nos municípios do Programa Estado Presente, com os coletivos juvenis e lideranças jovens, tais como membros dos Conselhos de Juventudes.

Ainda na tarde de sexta também estão previstas visitas a possíveis espaços de implementação do CRJ em Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre os CRJs

Os Centros de Referência das JuventudES (CRJs) estão em fase de implementação. Serão espaços de integração social e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência: as juventudes, sobretudo as juventudes negras.

Serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender anualmente uma média de 65 mil jovens.

Os Centros funcionarão nos seguintes municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari. Os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, em Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

Buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens, o CRJ ofertará uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo.

Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extra-território, passagens interestaduais entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as Juventudes já realizada no Espírito Santo.

Os Centros são fruto de uma parceria do Governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sobre o CAAD

O CAAD faz parte do eixo “Tratamento” do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço). Por meio do Centro, pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares têm acesso a profissionais especializados e a uma gama de serviços para serem acolhidos de acordo com suas especificidades e necessidades.

O CAAD é um serviço de porta aberta que recebe pessoas com necessidades advindas do uso de substâncias psicoativas e seus familiares, ofertando acolhimento e cuidado. No Centro, a pessoa recebe atendimento psicológico, social, médico, testagem rápidas de ISTs, bem como outros expedientes. Além disso, o acolhido e seus familiares podem participar de grupos, bem como serem encaminhados para a gama de serviços das políticas públicas.

A interiorização do CAAD surge da necessidade de fortalecer ações de cuidado e tratamento para outras microrregiões do Estado do Espírito Santo, para além da região Metropolitana.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas