Câmara de Castelo lança programa de voluntariado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Câmara de Castelo acaba de montar um grupo para, um sábado ao mês, realizar algum tipo de ação voluntária no município. Para iniciar, já neste primeiro sábado (6) de março, os trabalhos vão se concentrar no Santuário de Aracuí. Das 7h às 11h, o grupo, juntamente com membros da coordenação do Santuário, da ONG Patas Carentes e da Comunidade de São José, será realizado mutirão de limpeza do local.

O presidente da Câmara aproveita para convidar a população. “Nosso grupo de voluntariado será formado por nós vereadores, funcionários e também amigos da Câmara Municipal. Nosso desejo é que a população também abrace a causa e nos acompanhe nesses trabalhos, afinal, o serviço voluntário é um ato de cidadania e amor ao próximo, além de contribuir para tornar a sociedade mais justa e humana”, salienta Tiago de Souza (PTB).

O mutirão no Santuário de Aracuí já faz parte de um calendário fixo onde, um fim de semana antes do dia 13 de cada mês, quando acontecem missas por lá, a coordenação organiza a limpeza para roçar e rastelar o mato.

“Nosso objetivo é manter o local sempre limpo, já que só temos um funcionário e ele sozinho não dá conta de limpar cerca de um quilômetro. Quem quiser participar será bem vindo. É importante o uso da máscara individual de proteção, e, pedimos quem tenha, que leve roçadeiras e rastelos, pois temos poucos”, solicita Mauro de Souza Romanelo, Coordenador do Santuário.

No Santuário de Aracuí vivem hoje dezenas de gatos abandonados que são assistidos pela ONG Patas Carentes. “Hoje temos por lá cerca de 60 gatos. O gasto só com alimentação deles gira em torno de mil reais, sem contar medicações, veterinários e limpeza. O movimento de sábado vai servir também para conscientizar as pessoas da importância em ajudar. Precisamos castrar esses animais ou arrumar famílias para adoção responsável”, informou Janine Eller, membro da ONG Patas Carentes.

Santuário

Também conhecido como Santuário de Aracuí, o local é onde já teriam acontecido três aparições de Nossa Senhora. Tudo começou com uma moça de Muriaé (MG) que recebeu uma revelação sobre a aparição da Virgem nesta localidade. Um religioso de sua confiança esteve no local e pressentiu que algo realmente estava para acontecer.

A revelação se confirmou e a primeira visão aconteceu às 15h do dia 13 de maio de 1994. Esta data é lembrada até hoje com uma missa que reúne milhares de fiéis. O local recebe mais de três mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é realmente o dia 13 de maio. Existem no Santuário vários monumentos em mármore e imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço gigante de madeira na árvore onde teria acontecido o milagre.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas