Nem mesmo o desemprego e as dificuldades que os jovens têm em conseguir o 1º emprego fizeram com que o processo seletivo da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim tivesse adesão considerável. Divulgado somente no site do legislativo e no Diário Oficial do município, apenas 31 pessoas se inscreveram para concorrer as oito vagas de estágio, com salário de R$ 757,77.
Das oito vagas, uma é para estudantes da área de Ciências Contábeis, uma para Direito, uma para Administração, duas para Licenciatura, uma para Ensino Médio com curso de informática e duas para Ensino Médio Básico. A carga horária diária será de seis horas para nível superior e cinco horas para nível médio.
As inscrições foram encerradas em 19 de março, prazo máximo para a entrega da documentação comprobatória das exigências listadas no edital – matrícula no curso exigido; frequência regular; cumprimento da carga horária do curso; média de nota não inferior a 6,0 (seis); apresentação de currículo e de outros documentos, como atestado de antecedentes criminais e comprovante de residência em Cachoeiro.
A Comissão Organizadora é formada pelos vereadores Diogo Lube, Alexandre Maitan, Paulo Sérgio de Almeida, Leonardo Pinheiro Dutra, Allan Ferreira e Marcelinho Fávero, contando com o suporte do corpo técnico de servidores da Câmara.
“Repassamos tudo ao setor de comunicação da Câmara, como de praxe e comunicamos as faculdades da região. A princípio parece que a pandemia e as aulas remotas impossibilitaram uma melhor comunicação; a queda de alunos cursando os cursos em questão foi outro fator; os critérios do edital que exigem que o aluno já esteja cursando é outro fator e, por último, que hoje vários acadêmicos estão escritos em outras bolsas governamentais e programas que impossibilitam o ingresso em outro estágio remunerado. Está divulgado no site da câmara, agora por que as mídias locais não se interessaram pela divulgação do mesmo eu não sei”, explicou Diogo, que assim como a Comunicação do legislativo, não informou à imprensa sobre o processo seletivo.
A reportagem também fez contato com a Comunicação do legislativo municipal, que respondeu por meio de nota.
“O processo seletivo foi divulgado no site da câmara e no diário oficial. Foi colocado um banner em destaque na página inicial do site. Com relação ao número de inscrito, no último processo seletivo fizemos uma divulgação maior, inclusive anúncios e tivemos 86 inscritos para 20 vagas dando uma média quatro por vaga, como temos agora, foram 31 inscritos para 8 vagas. Então acreditamos que não houve prejuízo. Esse ano não tivemos a verba de publicidade licitada e aí fizemos a divulgação que a lei exige”.
Suspensão
Os 31 candidatos classificados na fase de documentação passarão agora por uma entrevista, que deveria ter ocorrido na semana passada, mas foi temporariamente suspensa, devido à quarentena. Nova data será marcada assim que o município sair da situação de risco extremo na pandemia.