Quarenta vagas para curso básico online de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estarão abertas para os servidores da rede municipal de ensino e público externo em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados devem fazer a inscrição, que é gratuita, na segunda (3) e na terça-feira (4), por meio do formulário eletrônico: bit.ly/cursobasico-libras.
Por conta da pandemia de Covid-19, a formação acontecerá apenas de forma virtual, através da plataforma Google Meet e Google Sala de Aula, e terá carga horária total de 120h. Os encontros serão realizados entre os meses de maio e agosto, com turmas no período da manhã e da tarde.
De acordo com a Seme, a formação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação será uma oportunidade para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva. Além disso, com o curso, a secretaria espera difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.
Os participantes terão a oportunidade de aprenderem “Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.
“Com a oferta de curso de Libras aos educadores da rede pública de ensino e à comunidade interessada, estamos seguindo diretrizes do Plano Municipal de Educação e contribuindo com o processo de construção de uma educação e de uma sociedade cada vez mais inclusivas”, destaca a secretária municipal de educação, Cristina Lens.
Para mais informações, basta acessar edital do curso no site da Prefeitura de Cachoeiro, pelo endereço cachoeiro.es.gov.br/editais.
Confira o cronograma
Libras – Nível Básico
Inscrição: Segunda (3) e terça (4) de maio
Resultado dos classificados: Quarta (5) de maio
Início do curso: Quinta (6) de maio
Término do curso: 03 de agosto