Cachoeiro vai ampliar cobertura médica nas unidades de saúde

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
médico

Treze equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão sem médico em Cachoeiro de Itapemirim. No entanto, a prefeitura garante que a situação será resolvida em breve com a apresentação de novos profissionais.

Atualmente, há no município 53 equipes de ESF; ou seja, do total, 15% está sem cobertura médica.

Há dois anos, a então secretária de Saúde, Luciara Botelho, afirmou que todos os postos de saúde tinham médicos; isso após sofrer 18 baixas com a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. A resolução reduziu a quantidade de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – na época, havia 52 equipes de ESF.

No entanto, a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que “Cachoeiro jamais teve 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família” diante da pergunta sobre a motivação da saída desses profissionais. Nesta semana, por exemplo, uma médica clínico geral foi exonerada por faltar ao serviço por mais de 30 dias consecutivos – o caso também não foi comentado pela Semus e nem se houve outros casos semelhantes.

Para solucionar o déficit de médicos em Cachoeiro, a prefeitura aposta também no Mais Médicos. “Mas essa situação será resolvida já que o município está em processo de apresentação dos novos profissionais selecionados nos programas Mais Médicos, do Governo Federal, e pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), do Governo do Estado do Espírito Santo”, informou a Semus através de nota.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova