Suspensa a vacinação contra Covid-19 em grávidas em Cachoeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro suspendeu, temporariamente, nesta terça-feira (11), a aplicação da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) em gestantes, com ou sem comorbidades. A medida segue recomendação da Anvisa e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), após ocorrência de eventos adversos no Brasil – ainda está sendo investigado se há ou não relação a com a vacina.

Para os demais grupos prioritários, a vacinação com o imunizante Covishield continua, o que inclui: puérperas; idosos acima de 60 anos de idade; pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos; pessoas com deficiência mental/intelectual; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada).

De acordo com a Sesa, as gestantes do Espírito Santo passarão a receber o imunizante do laboratório Pfizer. Entretanto, ainda não há previsão de remessa de doses da Pfizer para Cachoeiro.

“Estamos seguindo todas as determinações federais e estaduais. O Ministério da Saúde havia incluído gestantes entre os grupos prioritários, por entender a necessidade da imunização, mas a aplicação da vacina Covishield nas grávidas precisou ser suspensa por precaução. É algo que ainda está sendo investigado, pedimos que as gestantes que se vacinaram tenham tranquilidade” afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas