Variante indiana do coronavírus é registrada no Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Foram registrados no Maranhão, nesta quinta-feira (20), os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante do coronavírus detectada na Índia.

Ela foi identificada em tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado e que saiu da África do Sul. A tripulação está isolada, e o navio não tem permissão para atracar no Brasil. As informações são do Globo.

Ao todo, 15 passageiros testaram positivo para Covid, sendo que em ao menos seis – os únicos em que foi possível realizar o teste genômico – foi encontrada a cepa B.1.617.2, segundo afirmou Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão. Na semana passada, um paciente indiano de 54 anos, que estava neste navio, deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís.

A variante indiana B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”. Dados preliminares indicam que ela tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus, segundo afirmou a líder técnica da resposta à pandemia de Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, em coletiva de imprensa na segunda-feira (10).

Segundo a cientista chefe da entidade multilateral, Sumya Swaminathan, até onde se sabe, as vacinas contra a Covid-19 e tratamentos disponíveis são eficazes contra casos da cepa indiana. Ela ressaltou, no entanto, que as evidências ainda são recentes e é importante “dar tempo” para que mais dados sobre a variante B.1617 sejam coletados.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Programa público de aceleração chega ao interior do Estado em 2025

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nessa terça-feira (26), o contrato que marca o