A prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Interior, iniciou a remoção de vigas das pontes afetadas pela enchente de janeiro de 2020 e as utilizou nas antigas pontes de madeira do interior do município. Ao todo serão cinco pontes substituídas nas comunidades de Pombal, Vila Maria e Castelinho.
Na enchente de janeiro de 2020, mais de 20 pontes foram danificadas no município. Algumas tiveram danos irrecuperáveis e precisaram ser totalmente reconstruídas; enquanto outras puderam ser reparadas e liberadas para o tráfego. Durante este processo, muitas vigas de concreto armado foram guardadas, pois ainda tinham condições técnicas e de segurança para serem reutilizadas.
Nesta semana, a prefeitura alugou dois guindastes por dois dias, no valor total de R$ 17.600,00 para a realocação das vigas, com apoio de mão de obra e supervisão técnica da Secretaria de Obras.
As vigas utilizadas ainda estão em condição de uso e, ao invés de serem descartadas como entulho, ganharão nova vida substituindo pontes de madeira, dando mais segurança a moradores, produtores e a todos que trafegam pela região.
“Pegamos essas vigas e estamos atendendo as comunidades, arrancando as pontes antigas de madeira e colocando pontes de cimento. São cinco pontes que estão sendo aproveitadas para outras comunidades. Desta forma estamos economizando bastante para que os recursos possam sobrar e nosso povo ter o melhor possível”, destacou o prefeito Elieser.