Os mais de 15 milhões de desempregados refletem uma realidade espantosa no Brasil. E cada estado vive o seu drama específico. A partir daí, lideranças e autoridades políticas realizaram na noite desta quinta-feira (23) audiência pública para debater a retomada econômica da região sul do Espírito Santo.
O evento, de iniciativa da Câmara dos Deputados, aconteceu no auditório do Sest/Senat, em Cachoeiro de Itapemirim. O deputado federal Da Vitória, idealizador da audiência, afirmou que a bancada federal capixaba tem se empenhado em favor do estado.
“Conseguimos incluir as obras da BR 262 na concessão pública do governo federal; o contorno do Mestre Álvaro; a ferrovia que ligará Cariacica a Anchieta, entre outras ações”, pontuou.
“É uma oportunidade para dar chances de logística adequada para atrair empresas e indústrias, para gerar empregos aos capixabas”.
Relações institucionais
O governador Renato Casagrande (PSB) parabenizou a iniciativa do evento e reforçou que para haver ambiente positivo para negócios é necessária boa relação.
“É preciso saber conversar entre as instituições – vereadores, prefeitos, parlamentares, governador – e com a sociedade que representamos. Assim se faz um ambiente para bons negócios”.
R$ 600 milhões no Fundo Soberano
Casagrande anunciou que o Fundo Soberano, que contém recursos das riquezas dos royalties do petróleo, tem R$ 600 milhões.
“Somos o único estado do Brasil a ter um fundo soberano. São recursos que vão além do meu tempo de mandato. É responsabilidade para manter a capacidade de investimento do governo do Estado”, explicou o governador, que relacionou algumas obras de infraestrutura em andamento.
“Temos convênios firmados e investimentos de portes diversos com todos os municípios. Há, por exemplo, a obra de Fruteiras a Castelo e de Castelo a Muniz Freire; BR 101 a Bom Jesus do Norte; em Apiacá; da BR 262 a Ibitirama; estrada no Parque do Caparaó; o Centro de Distribuição de Revsol, entre outras”.