A comissão interna da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim agendou para sábado (2) reunião com a secretária de Cultura, Fernanda Maria Merchid Martins Moreira, para tratar de possíveis irregularidades na eleição do Conselho Municipal de Política Cultural.
Boa parte dos membros da associação discutiu o assunto no último sábado (25), no Centro Cultural Mestre Salatiel. O conteúdo foi publicado com exclusividade pelo portal Em Off Notícias.
Segundo eles, a eleição virtual ocorrida no dia 28 de agosto não teve a liberação de vídeo, houve vazamento de áudio suspeito e a vaga da Cultura Popular foi ocupada por servidora da própria secretaria – fato que consideram imoral.
A conversa com a secretária é no intuito de chegar a um entendimento mediante a situação ocorrida no pleito. O ato administrativo de eleição do conselho já foi publicado no Diário Oficial do Município.
Cultura Popular
A Cultura Popular é o segmento cultural cachoeirense mais antigo e que reúne a maior quantidade de integrantes. No total, são 27 grupos associados à Associação de Folclore que possuem sede em diversos bairros e distritos do município, sendo que os caxambus, que são os mais antigos, possuem registros desde 1850.
Também existem registros de grupos de folias de reis na cidade desde 1888, conforme relatam os jornais da época.