Prefeitura vai contratar projeto de até R$ 115 mil para reformar teatro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O primeiro passo foi dado pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para reformar o Teatro Municipal Rubem Braga, atingido pela enchente de 2020. Nos próximos dias, ocorrerá a licitação para contratação de empresa que vai elaborar os projetos para a intervenção. A administração pública municipal estima valor de até R$ 115.380,00.

De acordo com a prefeitura, o teatro também necessita de modernização das instalações e equipamentos, já que desde a sua inauguração não houve obras estruturais significativas. A licitação acontecerá no dia 19 de outubro.

A proposta inclui manutenção dos sistemas elétricos, hidrossanitários, revisão da descida de águas pluviais, de climatização e exaustão, entre outros. Os equipamentos cênicos e de sonorização também terão atenção especial, visando atender a qualificação dos espetáculos assim como um profundo tratamento acústico atendendo as NBR 10151 e 15575.

Será proposto também a modernização dos revestimentos, luminárias, poltronas, piso e acessibilidade garantindo espaços para portadores de necessidades especiais. Externamente, o prédio também carece de restauro na estrutura frontal, escadarias, humanização do calçadão e pintura.

O prazo contratual será de 90 dias a contar da assinatura da ordem de serviço. Confira abaixo os projetos complementares para a reforma do teatro Rubem Braga:

 

– Projeto de lluminação Cênica

Desenvolver projeto de iluminação básica de platéia e palco, com circuitos separados para distintas ambiências. Projeto de iluminação cênica – desenvolver projeto de iluminação do  palco para teatro e shows musicais, considerando diversas configurações de palco possíveis, com posição de pontos de luz móvel e com circuitos separados controlados por mesa de controle.

 

– Projeto de Cenotécnica

Dotar o auditório de recursos cênicos que permitam a utilização de cenários, possibilitando eventos variados como: teatro, shows musicais, palestras e debates e projeção de filmes.

 

– Projeto de Climatização

Deverá prever instalações de ar-condicionado e ventilação mecânica, respeitando os outros projetos complementares (arquitetura, estruturas, luminotécnica, etc.) com controles  setorizados, não sendo permitido descaracterizar a edificação. Este projeto deve visar disciplinar a instalação do sistema de captação, tratamento e distribuição de ares-condicionados a fim de proporcionar conforto térmico à edificação. Para tanto, deverá ser evitado elementos dissonantes, que possam comprometer a originalidade do projeto arquitetônico.

 

– Projeto de Sonorização e Acústico

Estudo geométrico do ambiente, elaboração de épura acústica, possibilitando atividades de palestras, debates, apresentações teatrais, apresentações musicais e audiovisuais amplificadas. Contemplar tratamento acústico do sistema de ar-condicionado, de maneira a atenuar o ruído produzido pelos equipamentos.

 

– Projeto de Alarme e CFTV

O projeto deve contemplar a estrutura do circuito de instalação completo de sistema de CFTV e Alarme necessário ao monitoramento, controle externo e apoio à atividade de vigilância ostensiva e preventiva do Teatro Municipal Rubem Braga. O Projeto deverá conter estudos realizados objetivando reunir elementos técnicos necessários e suficientes para a perfeita caracterização dos serviços em tela, visando fornecer subsídios para a realização de procedimento licitatório.

 

– Memorial descritivo e caderno de especificações

Contém a descrição e justificativa das soluções adotadas nos projetos e inclui a indicação detalhada de todas as especificações dos materiais, sistemas e equipamentos que serão empregados na obra, incluindo todas as recomendações necessárias para correta execução do projeto. Apresentação da lista mestra de todos os projetos atualizada com todas as revisões identificando todas as pranchas e relacionando aos arquivos digitais;

 

– Planilhas orçamentárias

Elaboração de duas planilhas orçamentárias separadas: uma planilha de obra e serviços e outra de equipamentos a adquirir. As planilhas deverão conter a composição de cada item, utilizando itens atualizados de tabelas oficiais. No caso de itens que não estão contemplados em tabelas oficiais, apresentar cotação de 03 empresas para cada item, com toda sua composição.

Apresentar memória de cálculo para levantamento de todos os quantitativos utilizados. O caderno inclui cálculos de quantitativo de material utilizado nos projetos e a indicação  detalhada dos cálculos dos principais componentes dessas instalações, em especial das suas infraestruturas básicas.

 

– Cronograma físico-financeiro de execução das obras, indicando o tempo exequível e os valores por etapas.

– ART / RRT– Documento comprobatório pertinente a Responsabilidade Técnica junto ao conselho responsável de todos os componentes dos serviços, inclusive dos subcontratados, de cada projeto e planilha.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas