O Dia da Favela vai ser comemorado em Cachoeiro de Itapemirim. Será no dia 4 de novembro, a partir das 16h, na pracinha do Rotary, no bairro Zumbi. Haverá várias apresentações organizadas pela Central Única das Favelas Cachoeiro (Cufa Cachoeiro).
Na programação, consta batalha de rap, rodas de capoeira, balé, apresentação de dança, atividades para crianças, cuidados para mulheres e cortes de cabelos para homens. O objetivo do evento é gerar a reflexão sobre o que é a favela, as vulnerabilidades existentes, desigualdade social e também mostrar os talentos, qualidades, cultura etc.
Para os organizadores, favela é sinônimo de potência, por isso a comemoração também almeja a ressignificação desse nome, que alguns chamam de periferia, morro e outros – e pôr fim ao preconceito contra territórios mais vulneráveis.
Além de Cachoeiro de Itapemirim, o dia também será comemorado em Vila Velha e São Mateus, no Espírito Santo, e também em mais de cinco mil favelas pelo Brasil. A data foi oficializada no Espírito Santo pela Lei 11.387/2021, publicada no Diário Oficial no dia três de setembro desse ano.
Veja a programação completa
– Roda de Capoeira – Instrutor Adame e Contramestre Joel;
– Apresentação de Balé -Espaço de Dança Tia Rita;
– Batalha de Rap – Kaxuéllos Mc’s;
-Apresentação de Dança -Art’Vida Cachoeiro;
-Atividades para as Crianças;
-Cuidados com as mulheres das Favelas -Entregas de kit de Higiene Pessoal;
-Cortes de cabelos masculino doados por barbeiros da Favela do Zumbi;
– Apresentação do Dançarino Allêh Mello -Axé com dança Ritmo Afrobrasileira;
– Apresentação do Slum Crew – Hip Hop;
– Apresentação com Cyphers Family – Breaking