Diversas personalidades negras de destaque na sociedade cachoeirense estivera na Câmara Municipal na última sexta-feira (26) para participar da audiência pública intitulada ‘Consciência Negra’. O evento foi promovido pela Ouvidoria Permanente em Defesa da Igualdades Racial Monsenhor Jefferson Luiz Magalhães.
No encontro, foram concedidas a comenda Zumbi dos Palmares. Além disso, o espaço serviu para expor as dificuldades ainda encontradas pelos negros no país diante do racismo, que ainda fecha portas e tambpem provoca o extermínio de sua juventude.
Várias entidades estiveram representadas, como a União de Negros pela Igualdade (Unegro), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) Pedro Reis, a Coordenação Nacional de Entidades Negras, o Bate Flacha de dona Isolina, a Associação de Folclore e a Capoeira, o Movimento Negra Cacheada, e integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da sub-seção da Ordem dos Advogados (OAB).
De acordo com o vereador Adriano Pereira Verediano, o mestre Gelinho, as portas da Ouvidoria Racial estarão sempre abertas para acolher as demandas e tentar concretizar as sugestões encaminhadas pelas entidades.
A comenda Zumbi dos Palmares foi concedida à missionária Graça Gregorio da Silva.