Mais um capítulo da novela. O leilão da duplicação da BR 381/262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais, conhecida como uma das rodovias mais perigosas do Brasil, foi suspenso mais uma vez – esta é a terceira vez. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o edital será aperfeiçoado.
“O novo cronograma do certame será informado em breve”, segundo a Agência. A previsão para a concessão da BR-381/262 é de investimentos privados de cerca de R$ 7 bilhões, em mais de 670 quilômetros de pistas.
Entre as principais obras estão 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçado, 40 passarelas, pelo menos dois pontos de parada e descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu (MG).
Adiamentos
Inicialmente, o leilão havia sido marcado para o dia 7 de fevereiro e depois transferido para o dia 25 de fevereiro. Na época, a ANTT informou que adiou o leilão porque decidiu atender à solicitação de empresas que demostraram interesse em participar do certame.
Antes disso, havia sido especulada uma data para dezembro de 2021. Porém, o governo resolveu estrear na concessão da BR-381/262 um mecanismo de proteção contra a alta de preço de insumos importantes para obras de infraestrutura, como aço e o cimento asfáltico de petróleo. Por causa da novidade, ele foi transferido para este ano.
A ferramenta estabelece uma “cesta” de índices para o reajuste dos contratos, composta pelo IPCA, usado atualmente, e outro que reflete melhor os preços do setor, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). A parcela do novo componente ficou em 30%.
Trecho do Leilão
O edital previa o trecho correspondente a BR-381 com início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, que vai para Sabará, até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares.
Também incluía o trecho da BR-262 entre o entroncamento com a BR-381, em João Monlevade, até a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, chegando ao entroncamento com a BR-101, em Viana.