O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), em parceria com as prefeituras de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim e com Governo do Estado, realizou nesta semana o encontro “Trilhos do Progresso”.
Na ocasião, foi anunciado o projeto de um dos trechos da EF-118 – ferrovia que ligará Cariacica e Anchieta a Presidente Kennedy – e futuramente, ao Rio de Janeiro. Participaram do evento lideranças políticas e empresariais dos municípios da região Sul.
Na reunião foram debatidos diversos temas, dentre eles, o desenvolvimento da região por meio da construção do terminal rodoferroviário, capaz de sustentar a grande movimentação de cargas pesadas que circulam nesses municípios, como rochas ornamentais, cimento, escória, milho, café, madeira, entre outras.
Todo esse material terá entrada e saída por meio do terminal ferroviário e, de lá, será distribuído em caminhões, que vão circular por todo Espírito Santo desenvolvendo a economia local. O projeto foi feito pela mineradora Vale e entregue ao Governo capixaba. Agora, falta a aprovação do Ministério da Infraestrutura para que a Vale inicie as obras do trecho Cariacica-Anchieta.
De acordo com o presidente do Messes, Bruno Passoni, o projeto apresentado é um “embrião” para a tão desejada EF-118, que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro, interligando o complexo portuário capixaba ao fluminense, viabilizando, também, o Porto Central de Presidente Kennedy.
No entanto, o trecho que interligará Anchieta a Presidente Kennedy e ao norte fluminense ainda depende de movimentações político-empresariais, assim como a inclusão do projeto na malha ferroviária do País, articulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E é exatamente nesse ponto que o Messes tem participação importante.
“Os trilhos chegarão até Anchieta e a construção de uma extensão deste ramal até Presidente Kennedy seria vital para o desenvolvimento da nossa região. É preciso buscar os “dormentes faltantes” e este evento é o marco inicial desta articulação público-privada para atingirmos este objetivo. Precisamos, ainda, unir as classes política e empresarial nesta articulação para chegarmos até o Governo Federal. Esse evento foi essencial para que os envolvidos nesse projeto entendam a composição financeira para a construção deste ramal.”, destacou Passoni.
Nas próximas semanas, representantes do Messes e do Governo do Estado devem ir à Brasília para um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, onde vão reivindicar a ampliação da ferrovia que interligará o Porto de Vitória ao Porto Central, em Kennedy.
Sobre o Messes
O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) é uma organização formada por lideranças civis e empresariais que tem como principal missão fortalecer, desenvolver e destacar a região Sul com projetos sustentáveis que visam dar ainda mais qualidade de vida aos capixabas.