“Começa-se a guerra quando se quer, mas não se pode terminá-la do mesmo modo” – Maquiavel
Posto no Detran
O prédio onde funcionava o Detran, no bairro Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim, ainda está sem finalidade definida. No entanto, há trabalho de convencimento junto à prefeitura por parte de alguns vereadores (principalmente, Mestre Gelinho e Sandro Irmão) para instalar uma unidade de saúde, no intuito de atender os moradores dos bairros Independência, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha e Santa Helena. A administração pública municipal avalia as instalações para ver a possibilidade de atender à solicitação.
Demolição
Falando no bairro Nossa Senhora da Penha, o imóvel do antigo posto de saúde pode ser demolido. É possível que no local seja construída uma área de lazer e esportiva – que é anseio dos moradores locais.
Braz fora do PV
O assunto já foi tornado público, inclusive pelo Em Off Notícias e também em entrevista no Em Off Tv (Youtube): vereador Braz Zagotto deixou o PV e foi para o Podemos. No entanto, na sessão ordinária de hoje (26), ele falou pela primeira vez sobre o assunto: “Agradeço a todos do PV e parabenizo o trabalho realizado em favor do município. Por conta da federação partidária, e pela opção do partido, eu não seria candidato. Ainda assim, não vou ‘cuspir no prato que comi’”. Na referida federação, o PV fechou com o PT e PC do B.
Sem urgência na extinção de escolas
O pedido de urgência para tramitação da extinção de 23 escolas em Cachoeiro de Itapemirim feito pelo prefeito Victor Coelho foi rejeitado pela Câmara Municipal. Todos esses colégios estão todos paralisados entre 2005 e 2020. A votação ficou 8 votos contra a urgência; 7 a favor e 2 ausências.
Projeto vai extinguir 23 escolas já paralisadas em Cachoeiro
Contra
Um dos vereadores que se posicionou contra a urgência da extinção das escolas – já paralisadas – foi Diogo Lube (PP). Para ele, é importante antes haver a visita dos integrantes da Comissão Permanente da Educação aos locais, saber como os imóveis serão reutilizados depois, dentre outros pontos.
Audiência sem foco
A audiência pública sobre o reajuste do piso salarial dos profissionais da Educação Básica, realizada na Câmara Municipal de Cachoeiro no dia 20 de abril, foi alvo de crítica na sessão ordinária de hoje. O vereador Arildo Boleba (PDT) disse que o evento descampou para a política. “Pode me chamar para qualquer reunião. Mas, não fuja do foco. A audiência começou boa, depois perdeu o foco. Vamos parar de fazer politicagem. Aqui não tem ninguém bobo. Vamos parar de criar mentira, não vale a pena”.
Assista a explicação da prefeitura sobre o reajuste do piso salarial dos profissionais da Educação Básica:
Escolas que serão extintas já estão com as atividades paralisadas § Sem urgência, há tempo de trabalho à Comissão de Educação na Câmara § servidores da prefeitura explicaram o projeto a alguns vereadores antes da sessão § Vereador Ary Corrêa passou mal e foi parar no hospital § ainda sem mais informações § Muito conteúdo de qualidade no podcast Em Off Tv, no Youtube § Muito sobre a política local e utilidade pública § Muitos pré-candidatos nos procurando para o audiovisual na campanha eleitoral § Moradores articulando manifestação por conta da situação precária de rua § Notícia de Mestre Gelinho § Este ano tem debate eleitoral de governador § Detalhe: debate regional, só temas do sul do estado § Litoral não ficará de fora § Jornalista Sérgio Neves é pré-candidato a deputado federal pelo MDB § Até!