Parece mentira, mas não é. A única chapa que concorreu a eleição da Associação de Moradores de Salgadinho, localidade de Cachoeiro de Itapemirim, perdeu nas urnas. O pleito foi na manhã deste sábado (30).
O fato é inédito, pelo menos desde o início da atual diretoria da Federação dos Movimentos Populares e de Associação de Moradores (Fammopoci) – mesmo tempo de quando começou a parceria entre o Em Off Notícias e a federação na realização dos debates entre os concorrentes das associações. O presidente atual é Emerson Costa.
E a derrota não foi por pouco; a chapa ‘Lutaremos sempre juntos!’, encabeçada pelo resinador Francislei Martins Pereira, mais conhecido como Lelei, teve 138 votos contrários e a adesão de 76 pessoas.
Com o resultado, não houve chapa vencedora e o processo eleitoral da comunidade continua aberto. Segundo a Fammopoci, uma nova eleição ocorrerá no dia 4 de junho.
“Só tenho que agradecer os moradores por ter saído de suas casas para votar pelo sim e querer uma Associação de Moradores transparente e com honestidade, trabalhando em prol da localidade de Salgadinho. Associação de Moradores de Salgadinho acima de tudo e Deus acima de todos”, disse o candidato derrotado Francislei.
Contexto
Embora pareça algo impossível de acontecer, há algo que possa explicar a derrota da única chapa que concorreu a eleição da Associação de Moradores de Salgadinho: o insucesso na inscrição da chapa concorrente.
A chapa ‘Ação e Inovação’ não atendeu aos critérios para participar do pleito e, por isso, foi impedida pela Fammopoci, que organiza o processo eleitoral.
Alguns integrantes da chapa não comprovaram o endereço de residência, conforme exigido. O último dia para o registro foi o dia 18 de abril.
“Os documentos apresentados no prazo previsto eram distintos ao registrado na ficha de inscrição, desta forma, considera ausente e não cumprido o Artigo 2º neste quesito, tornando a chapa “Ação e Inovação” inapta para o pleito”, informou a Fammopoci.