Hifa agora tem tutora do Método Canguru

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Após participar do curso IX Curso Online de Capacitação de Tutores do Método Canguru Atenção Hospitalar, a médica pediatra e neonatologista, Dra. Jaqueline Lucindo Fonseca, está habilitada a orientar e sensibilizar os profissionais da saúde que atuam na UTI neonatal da instituição quanto ao método canguru, que promove atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. O Método Canguru é realizado por equipe multidisciplinar.

A prática fundamental, principalmente em maternidade de alto risco, como o HIFA, é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido (RN) e sua família.

Segundo a Dra. Jaqueline Lucindo Fonseca, o sucesso do tratamento de um recém-nascido internado em UTI neonatal não é determinado apenas pela sua sobrevivência e alta, mas também pela construção de vínculos que irão garantir o aleitamento materno e dos cuidados após a alta.

Para a pediatra e neonatologista, a implantação do método acontece em três etapas. “Na primeira é dada atenção especial para estimular a entrada dos pais nesses locais e de estabelecer contato pele a pele com o bebê, de forma gradual e crescente. Trabalha-se o estimulo à lactação e a participação dos pais nos cuidados com o bebê. A segunda etapa é de médio risco e exige estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior tempo possível. A posição canguru é realizada pelo período que ambos considerarem seguro e agradável. Na terceira etapa se inicia com a alta hospitalar, e exige acompanhamento ambulatorial, que chamamos aqui de follow up”, explicou.

“Além da sensibilização dos profissionais para a atuação mais adequada, a estrutura também interfere. Nós já substituímos o ninho em formato de U pelo ninho fechado, por exemplo, que simulada um ambiente próximo ao do útero da mamãe. Além disso, todo cuidado é fundamental, como o som no ambiente, o toque. Precisamos ter consciência de que tudo que o bebê passa neste período pode impactar em sua vida toda, finalizou.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Samba no Dia da Consciência Negra no bar do Tonho

"Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade", diz a canção. E para marcar este