O Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta sexta-feira, 5 de agosto, foi criado para incentivar as pessoas a adotarem hábitos de vida saudável e reforçar a importância da educação sanitária. A BRK, como empresa consciente dessa necessidade, desenvolve no dia a dia uma série de práticas e programas de apoio à saúde dos funcionários.
Uma das ações é a Ginástica Laboral. Realizada duas vezes por semana, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o bem-estar e reduzir as lesões por esforço repetitivo. No decorrer do ano, são realizadas campanhas de prevenção com foco na diabetes e na hipertensão arterial, e de adesão a iniciativas como o Outubro Rosa e Novembro Azul.
Anualmente, os funcionários recebem a vacina da gripe, para reduzir as chances de contaminação pelo vírus influenza e evitar o agravamento do quadro com o aparecimento de doenças como a pneumonia, e realizam exames periódicos, que identificam o estado da saúde dos profissionais. Uma vez detectado algum problema no check-up, o médico responsável encaminha o funcionário para novos exames e acompanhamento com o especialista.
A saúde mental também recebe o devido cuidado. O Projeto Amparo realiza um acolhimento com os atendentes comerciais, a partir de assistência psicológica, contribuindo para o equilíbrio emocional diante dos desafios cotidianos. O serviço é oferecido por telefone e estendido a familiares dos funcionários. Outra iniciativa na mesma linha é o Programa Viva Bem, que oferece serviços de consultoria e orientações gratuitas com psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e outros especialistas.
A técnica de enfermagem da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga Venturi, ressalta que atualmente há uma mudança de comportamento com relação aos cuidados com a saúde. “No início da pandemia, principalmente, muitas pessoas deixaram de procurar médicos especialistas por conta da necessidade de isolamento social. O cenário vem mudando nos últimos meses e identificamos que os funcionários têm procurado mais orientações para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças”, observa Dayana.