Cachoeiro é nota máxima em gestão fiscal pelo sexto ano

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
cachoeiro

Na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia, o município de Cachoeiro recebeu em 2022 nota “A” em gestão fiscal, em uma classificação que vai até a letra “E”. O resultado com nota máxima é alcançado pelo município pelo 6º ano consecutivo.

A avaliação serve como indicador de risco da situação fiscal do estado ou município brasileiro, ao analisar a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, fazendo um diagnóstico da saúde fiscal do ente federativo.

A nota “A” demonstra uma capacidade elevada de pagamento que pode levar a benefícios para a população, ao permitir a captação de mais recursos federais com aval da União e contratações de operações de crédito, como a firmada pelo município no valor de R$ 85 milhões, com o Banco do Brasil, no final de 2021.

O prefeito de Cachoeiro Victor Coelho celebra o resultado e salienta a importância do trabalho organizado na administração pública. “Uma conquista como essa só é possível com organização, transparência e compromisso com os recursos públicos por parte da gestão que conduz o município. Os resultados nós já podemos observar com os novos investimentos em obras e serviços que beneficiam a população cachoeirense”, frisa.

Operação de crédito e obras de infraestrutura

Os recursos da operação de crédito que a Prefeitura de Cachoeiro firmou com o Banco do Brasil para ampliar investimentos em infraestrutura estão sendo usados em 12 frentes de obras em andamento. Dentre as obras estão drenagem, pavimentação, contenção e escadarias no bairro Gilson Carone, construção do Parque Urbano da Ilha da Luz, construção da nova unidade básica de saúde do bairro Zumbi e contenção de áreas de risco no bairro Amarelo.

Em breve, com os recursos adquiridos, serão iniciadas a recuperação do Teatro Municipal Rubem Braga, drenagem e pavimentação nos bairros Vila Rica e Maria Ortiz e no distrito de Córregos Monos, além de investimentos em infraestrutura nos bairros Agostinho Simonato, Bom Pastor, Rubem Braga, Rui Pinto Bandeira Village da Luz, São Francisco de Assis e distritos de Itaoca, Córrego dos Monos e Soturno.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova