Projeto Assistencial do Hospital Materno Infantil é reconhecido no Estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) recebeu, na última semana, o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas, na categoria Dignidade Humana com o Instituto da Criança – unidade estratégica da instituição, que tem como missão prestar atendimento integral em todas as suas fases de crescimento e desenvolvimento.

O título foi concedido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), que premiou instituições filantrópicas nas categorias Gestão de Pessoas, Segurança do Paciente, Gestão de Processos e Dignidade Humana.

Segundo o presidente do Hifa, Winston Roberto, o prêmio significa reconhecimento ao trabalho realizado com excelência pela equipe.

“O título é dedicado a toda a equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, do Hospital Infantil, e a todos os nossos profissionais da saúde que de alguma forma estão envolvidos com a iniciativa e se dedicam não apenas em tratar doenças, mas em evitar que elas ocorram. Não podemos deixar de destacar e de homenagear a dra. Kátia Valéria Manhabusque, coordenadora do Instituto da Criança e do programa de Residência Médica em Pediatria, que desenvolve esse trabalho com tanto esmero”, destacou.

 

Instituto

O Instituto da Criança atua com recursos próprios desde 2014 e até o momento já atendeu mais de 23 mil crianças de mais de 15 bairros do município, em que o poder público municipal considerou como regiões que necessitavam de atendimento especializado. De acordo com Kátia, as crianças são acompanhadas do nascimento até os 19 anos.

“Quando nós oferecemos um atendimento integral, damos a essas crianças a oportunidade de crescer em toda a sua potencialidade. Nós nos preocupamos com a família onde está inserida, com a escola, seus comportamentos, emoções e alimentação para que sejam no futuro, adultos mais saudáveis”, esclareceu a coordenadora.

 

Formação

Além do atendimento às crianças, o projeto também tem o viés de formar médicos pediatras. “Somos um Centro de Ensino; a nossa residência em pediatria atua com excelência. O resultado é um atendimento com dignidade e foco na promoção da saúde”, completou.

 

Projetos

O Instituto da Criança tem diversos projetos, entre eles: “Primeiras Papinhas”, com orientação alimentar através de oficinas práticas de introdução de alimentos sólidos, na sede do Instituto; atuação na comunidade com “Conversando sobre obesidade infantil”; “Conversando com as futuras mamães”; “Conversando com o escolar”; além das ações no Dia das Crianças.

No hospital, acontece o Papá Gourmet com pratinhos divertidamente saudáveis. Há ainda projetos em implantação, como o acompanhamento de adolescentes nas escolas e o Follow-up, que iniciou com o atendimento de alto risco na maternidade e passou a acompanhar crianças prematuras após a alta hospitalar. Esse em especial abrange todos os bairros de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas