A Secretaria de Obras de Cachoeiro de Itapemirim pode ter nova chefia nesta semana. O prefeito Victor Coelho (PSB) terá uma conversa definitiva que pode resultar na nomeação do ex-prefeito de Guaçuí, Luciano Machado.
Luciano está fora da superfície política desde 2006, quando teve o mandato cassado por causa da distribuição de 2,6 mil mochilas escolares a alunos da rede municipal com a foto dele e da então deputada estadual Fátima Couzi. Apesar do tempo sem mandato, Luciano é liderança forte em Guaçuí e apoio perseguido em período eleitoral.
O afastamento dele das disputas eleitorais se dá pela inelegibilidade gerada pela rejeição, por parte da Câmara Municipal, de suas contas referentes ao exercício de 2010. Luciano poderá retornar ao cenário nas eleições do ano que vem – de certa forma, a Secretaria de Obras pode se tornar uma vitrine.
A possibilidade de Machado assumir a pasta de Obras é grande. Como prefeito, Luciano fez intervenções de infraestrutura importantes em Guaçuí; no entanto, em Cachoeiro, o desafio é multiplicado, já que tem uma população, no mínimo, seis vezes maior. O atual secretário é Cesar Madureira.