Enchentes e alagamentos: médica alerta para risco de doença na pele em contato com água contaminada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Vários municípios da região Sul do Espírito Santo estão sofrendo com enchentes e alagamentos nessa semana. A forte chuva vem causando uma série transtornos, com prejuízos que ainda estão sendo contabilizados. E são justamente as enchentes que aumentam o risco de doenças infecto-contagiosas ocasionadas pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

A dermatologista Roberta Goltara, que atende na Dr. Clinic em Cachoeiro de Itapemirim, faz o alerta para alguns cuidados. Ela enumera algumas doenças que podem surgir após o contato com a água contaminada.

“Em alguns casos pode acontecer de a pessoa contrair a leptospirose: surgimento de manchas vermelhas na pele sete a 15 dias após contato com água contaminada por urina de rato. É potencialmente grave e pode levar a morte; Micoses superficiais; e impetigo (infeção bacteriana)”, destacou a médica.

Ela alertou para alguns cuidados que devem ser tomados, caso a pessoa tenha tido contato com água de enchentes. “Fique atento para sinais de doenças de pele e doenças sistêmicas. Toda região do corpo exposta está susceptível a infecção, o risco é maior em pele previamente lesionadas. Não se exponha a água contaminada, principalmente se existir alguma lesão de pele prévia”.

E finalizou: “se a exposição ocorrer deve-se lavar bem todos locais que entraram em contato com essa água e/ou lama com água corrente e sabão, com isso a gente diminui o tempo de exposição e consegue minimizar o risco de infecção”.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas