Piúma será palco da 1ª Gaymada Itinerante realizada pelo coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra + Diversidade do Sul do Espírito Santo (FEPNES). O evento será neste domingo (29).
O evento será às 15h, no Campinho de areia do Complexo ‘Willian Damasceno’, em Piúma, no início da praia, próximo ao portal da Ilha do Gambá. A ação tem apoio do Conselho Estadual LGBT+ e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos.
A atividade está dentro programação da II Quinzena da Visibilidade Trans. Na semana do carnaval, será realizado o desfile ‘Trans Fashion’, que seria também neste fim de semana.
O prefeito de Piúma, Paulo Cola, colocou-se à disposição o evento acontecer no carnaval e disse que, além de apoiar, quer ser jurado, se o Coletivo promover um concurso de trans.
“É um caso a se pensar. Ter o apoio da Prefeitura já nos honra muito, somos gratos ao apoio do prefeito. Nós só queremos dar visibilidade às pessoas que, durante a vida toda, sofreu o apagamento da história, além do forte preconceito, da homofobia latente e a violência que mancha as estatísticas de sangue”, frisou Luciana Maximo, uma das diretoras do Coletivo de Piúma.