Ronda Escolar da Guarda Civil leva mais segurança às unidades da rede municipal

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Com o início das aulas na rede municipal de ensino de Cachoeiro, nesta semana, a Guarda Civil Municipal (CGM) retomou a Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que tem como objetivo para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

Por meio dessa ação, guardas civis visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos. Além disso, os agentes se reúnem com gestores e equipes pedagógicas das unidades para apresentar as ações da Rope.

De acordo com a demanda da escola, os agentes também levam atividades como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina.

Para a realização das visitas tranquilizadoras às escolas, a GCM estabeleceu uma divisão por regiões, que são contempladas com atendimento semanal. Os gestores escolares também são orientados a acionar a Rope em situações que demandem a presença dos guardas no entorno das unidades.

Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM.

“A presença da Rope nas escolas faz com que os alunos e profissionais se sintam amparados e seguros e, havendo necessidade, os agentes podem ser acionados para a mediação dos conflitos nas unidades”, explica a superintendente da Guarda Civil Municipal, Edinete Fraga Mendes.

“Essa é uma importante estratégia de prevenção em segurança, que tem sido adotada com êxito há anos, sendo sempre muito bem acolhida por alunos, pais, professores e comunidades no entorno das escolas”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), Ruy Guedes.

 

Dicas de segurança

Nos primeiros dias do ano letivo, a GCM também desenvolve nas escolas um trabalho de conscientização, com distribuição de material informativo contendo dicas de segurança e atitudes preventivas para alunos e pais. Confira algumas delas:

 

1 – Não converse com estranhos: sempre fique atento ao movimento de pessoas estranhas e recuse balas, doces ou qualquer outro objeto de pessoas desconhecidas.

 

2 – Não aceite carona de estranhos: não entre em veículos de pessoas que você não conheça.

 

3 – Veículos suspeitos: atenção a veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto.

 

4 – Ruas movimentadas: procure andar em ruas com mais movimento de pessoas e na companhia de amigos.

 

5 – Permaneça em sala de aula: os alunos devem ficar na sala de aula até o término das atividades.

 

6 – Após as aulas, ir direto para casa: evite mudar de trajeto e ficar por muito tempo ao redor da unidade depois das aulas; se for a outros locais antes de ir para casa, mantenha pais ou responsáveis legais avisados.

 

7 – Assalto: em caso de assalto, nunca reaja; tome cuidado com movimentos bruscos, tente manter a calma e saia sem resistência;

 

8 – Transporte escolar (pais/responsáveis): procure referência do profissional ou da empresa contratada; verifique o estado de conservação do veículo e se tem autorização para trabalhar.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas