Modernização dos sistemas de água e esgoto alcança mais áreas de Cachoeiro em 2022

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Os benefícios proporcionados pelos serviços de água e esgoto, como mais bem-estar, qualidade de vida, saúde e desenvolvimento econômico-social alcançaram mais áreas de Cachoeiro de Itapemirim em 2022, com os investimentos realizados pela BRK.

A concessionária atuou com dez frentes de obras, em bairros da área urbana e distritos, para ampliação e modernização das redes de esgoto e extensão de água, investindo recursos da ordem de R$ 3,5 milhões em redes.

No esgotamento sanitário, as obras contemplaram os bairros: Gilberto Machado (avenida Francisco Lacerda de Aguiar), Boa Esperança (rua Projetada), Sumaré (rua João Santana), Guandu (rua Lourival Sales), Centro (rua Costa Pereira) e Paraíso (rua Albérico Guilherme Rosa). As melhorias contemplaram, ainda, os bairros Santo Antônio (avenida Jones dos Santos Neves), Waldir Furtado de Amorim (rua Raul Nassar) e Córrego dos Monos (rua Rufino Leal), além do distrito de Vargem Grande de Soturno.

As novas redes de esgoto implantadas são exclusivas para o recebimento do esgoto, sem mistura com a água da chuva. “Essas obras têm papel fundamental para a qualidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, aumentando a eficiência do sistema, o que soma para a proteção do meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida dos moradores”, afirma o gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Marcos Pontes.

Morador de Cachoeiro há 40 anos, o operador de ensacadeira Pedro Alves, de 52 anos, vive no distrito de Vargem Grande do Soturno. Ele contou que por muitos anos a região ficou sem infraestrutura até que acontecessem as melhorias realizadas pela BRK e que contribuíram para a qualidade de vida e a dignidade das famílias locais.

“Agora temos rede de esgoto construída e funcionando. Antes, convivíamos com o medo constante do nível da fossa subir e o esgoto invadir tudo. E não foi só isso que melhorou. O acesso à água também. Para ter água tinha que andar uns 200 metros e voltar carregando baldes cheios nas costas. Fazia isso diariamente. No momento, só aguardamos a instalação do hidrômetro para o nosso dia a dia melhorar ainda mais”, ressalta Pedro.

Quem também está satisfeita com as melhorias é a doméstica Gelza Helena de Oliveira Vasconcelos, de 57 anos. Moradora de Vargem Grande do Soturno, ela se diz ansiosa para ter a água tratada nas suas torneiras.

“Aguardo a instalação do hidrômetro e posso dizer que é uma grande vitória. Há anos que encho a minha caixa d’água com a água do vizinho. A rede de esgoto já está devidamente construída e funcionando, o que melhorou bastante a nossa vida”, afirma.

O diretor da BRK, Marcos Mendanha, ressalta que a concessionária vem ao longo dos anos tendo como base da sua estratégia de atuação um plano de investimentos contínuos, com metas de curto, médio e longo prazo, alinhado ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

“Temos como compromisso ampliar e modernizar os serviços de água e esgoto, transformando a vida de mais pessoas e acompanhando o crescimento e o desenvolvimento do município no âmbito do contrato de concessão firmado com o Poder Concedente”, afirmou.

Com base nessa estratégia, Cachoeiro de Itapemirim conquistou a primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), nos anos 2021 e 2022.

 

2022 em números

Construção Água: 557,63 metros

Substituição Água: 290,15 metros

Reabilitação Água: 35,00 metros

Construção Esgoto: 4.670,90 metros

Substituição Esgoto: 760,58 metros

Reabilitação Esgoto: 75,00 metros

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas