O preço dos combustíveis em Cachoeiro de Itapemirim, em especial o da gasolina, tem gerado inúmeras reclamações entre os proprietários de veículos. Desta vez, o assunto deverá ser debatido em audiência pública, que será solicitada pelo vereador Diogo Lube (PP).
Segundo o edil, o evento se faz necessário para “compreender o porque da disparidade de preços e encontrar formas de cumprimento da regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”.
Para a audiência pública, Diogo quer convidar representantes do Procon, distribuidoras, Ministério Público e dos postos de combustíveis do município.
“Temos que saber quem está descumprindo e, se de fato estão descumprindo a lei, cometendo ou não abusos”, reforçou.
Em todo o Brasil, o preço médio do litro de gasolina comum é de R$ 5,57, conforme pesquisa referente à semana de 5 a 11 de março. Em Cachoeiro, a média é de R$ 6,24, de acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Fazenda.
A reportagem tentou contato com o Sindipostos, que representa os estabelecimentos de combustíveis do Espírito Santo, mas não obteve sucesso.
Alta
Com a retomada da cobrança dos impostos federais – Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) – no dia 1º de março, o preço da gasolina teve alta. A desoneração, que começou a vigorar em 2022, durou até o dia 28 de fevereiro.