brindo as comemorações oficiais do 25 de março, data na qual, em 2023, Cachoeiro completa 156 anos de Emancipação Política, a Câmara promoveu nesta sexta (24) Sessão Solene para entrega de homenagens alusivas à data. Foram concedidos Títulos de Cidadania Cachoeirense, para aqueles que não nasceram no município mas escolheram a Capital Secreta para viver, e a Comenda Bernardo Horta de Araújo, destinada aos que se dedicam ao desenvolvimento cultural, social e econômico de Cachoeiro.
O padre Valdece Schuenck, a convite do vereador Alexandre de Itaoca (PSB), foi o responsável pela leitura bíblica e momento de oração que abriu a sessão. Logo após, o vice-prefeito, Coronel Rui Guedes, usou a tribuna representando o Poder Executivo, e o professor de história Rafael Magalhães, que também é servidor da Câmara, fez uma pequena palestra sobre a povoação de Cachoeiro, desde o início, sendo território dos indígenas Puri e Botocudos, até a criação do município e a importância do legislativo no processo.
“Cachoeiro se fez primeiramente a partir da Câmara Municipal. Antes, estávamos ligados à Vila de Itapemirim. Esses sete homens que fundaram a primeira Câmara de Cachoeiro, em 1867, cinco militares e dois médicos, tiveram suas trajetórias pessoais e entenderam que esse era o momento que Cachoeiro tinha maturidade para este desligamento. Louvo e ressalto o protagonismo da Câmara. São os senhores 19, hoje, que vão dar continuidade ao protagonismo dos primeiros sete. A decisão sempre estará aqui”, afirmou Magalhães.
Homenagens Especiais aos hospitais filantrópicos cachoeirenses
Com proposição do presidente da Casa, vereador Brás Zagotto (Podemos), e demais membros da Mesa Diretora, receberam Homenagens Especiais os três hospitais filantrópicos que atendem a população cachoeirense através do SUS: a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Evangélico e o Hospital Infantil Francisco de Assis. Os superintendentes de cada instituição receberam as honrarias.
“Essas homenagens foram assinadas por todos os dezenove vereadores. É unânime o sentimento de gratidão, o reconhecimento a todo o esforço que estes hospitais fazem para prestar o melhor atendimento a Cachoeiro, que ainda não tem hospital público, e toda a região sul do estado. Não mediram esforços no enfrentamento à pandemia, nem diante de todas as dificuldades enfrentadas. Obrigado a todos”, explicou Brás.
Homenagens do mês de março serão entregues na próxima segunda-feira
Na próxima segunda (27), a partir das 14h, serão entregues as demais homenagens da Câmara referentes ao mês de março. Às 14h serão entregues os Títulos de Mulher Cachoeirense, às 15h a Comenda Ancila Zanol, às 16h o Título “Ignez Massad Cola” e às 17h a Comenda “Maestro Raul Sampaio”. As solenidades acontecerão no plenário da Câmara e também serão transmitidas pelo YouTube.
Homenageados do dia 24 de março de 2023:
TÍTULOS DE CIDADANIA CACHOEIRENSE:
AFRANIO EMÍLO CARVALHO DA SILVA
ALCIDES ZERBONE SOARES
ANA LUÍZA GOMES SIQUEIRA
CLAUDIA MARA RIBEIRO FERREIRA GUEDES
CLÁUDIO HENRIQUE PINTO GONÇALVES
CRISTIANO SOUZA DIAS CARNEIRO
ELIANE MARIA DE OLIVEIRA DALTIO
FABRÍCIO TESSINARI FAZOLI
GLEIDSON FORTUNATO DE OLIVEIRA
JOSÉ HENRIQUE BARBOSA
JÚLIO CÉSAR DO ESPÍRITO SANTO
KAREN DA SILVA ARAÚJO SANTOS
LAÍS FERREIRA NELVAM BRUSCHI
MARCIEL AUGUSTO GIRALDI GELAIN
MARGARIDA GLORIA DE OLIVEIRA FARIAS
NATAN REINOSO BOLZAN
OSIAS ANTONIO DA COSTA
SAMARONI TEIXEIRA DA COSTA
SEBASTIANA RODRIGUES VALADÃO – IRMÃ MARIA JOANA OTÍLIA
SILVÂNIA DO NASCIMENTO FERNANDES
COMENDA BERNARDO HORTA:
ANCLEBIO DE OLIVEIRA JUNIOR
MARIA STELA LEÃO PINHEIRO
RILLARY RODRIGUES DE JESUS
HOMENAGENS ESPECIAIS:
HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
HOSPITAL INFANTIL FRANCISCO DE ASSIS
WINSTON ROBERTO SOARES VIEIRA MACHADO
ELIZEU CRISÓSTOMO VARGAS
LYSSA OLIVEIRA FERREIRA SANTOS
MARIANA FELIPE DA FRAGA