Os investimentos no interior de Cachoeiro de Itapemirim não param. Somente nos três primeiros meses de 2023, mais de 200 km de estradas rurais foram ensaibradas e pavimentadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, a prefeitura tem o seu próprio moinho para a preparação do saibro localizado no distrito de Itaoca Pedra. O serviço é terceirizado e garante a retirada mensal de 3 mil m³ do material.
O município tem cerca de 800 km de vias rurais. Com o período de estiagem e a manutenção regular dos equipamentos, a secretaria acredita que todas as estradas serão beneficiadas até meados deste ano.
Revsol fortalece recuperação de vias do interior
Cachoeiro de Itapemirim sedia o centro regional de distribuição do Revsol desde 2021. Mais de 30 quilômetros de estradas rurais já foram recuperadas, o que garantiu melhores condições de tráfego para fomentar o agroturismo, o escoamento da produção agrícola e o acesso às escolas do interior.
Somente em 2022, foram garantidas melhorias nas localidades dos bairros Central Parque e Aeroporto; distritos do Córrego do Óleo; São Joaquim, Córrego do Brás; Gruta; Soturno; São Joaquim; Burarama; São Vicente; Pacotuba; Itaoca; Tijuca; Córrego dos Monos e Serra do Piroti – neste último são 5 quilômetros agraciados com o material.
Além do interior, a Secretaria de Agricultura e Interior, em parceria com a pasta de Manutenção e Serviços (Semmat), vai aplicar o Revsol em cinco ruras do bairro Monte Belo que estão sem pavimentação. O objetivo é garantir que as pessoas saiam de suas residências com dignidade.
O Revsol é um material residual da produção de aço doado ao município pelo governo estadual. Sua aplicação é uma solução sustentável, de boa durabilidade e de baixo custo para melhoria das condições das estradas.
Parque de Exposições
Além disso, a Semag realizou a pavimentação de 29.000 m² do Parque de Exposição do Aeroporto para a realização da edição 2022 da Cachoeiro Stone Fair.
Programa Hora Máquina
Além de atuar na melhoria de estradas, neste ano, a Semag também proporcionou mais de 400 horas de máquinas e 49 fretes a agricultores para realização de serviços em suas propriedades, por meio do programa Hora Máquina em 2022. Ao todo, 84 produtores foram beneficiados.
Garantido por lei, o benefício tem ajudado os agricultores a reduzirem custos de produção, por meio de aluguel de maquinários como tratores agrícolas, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, patrol e caminhões, por preços mais acessíveis.
Turismo e calçamento rural também são prioridades
Com foco no turismo rural, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, vai pavimentar a estrada que liga as localidades de Boa Vista e Alto São Vicente, no distrito de São Vicente.
O objetivo é melhorar as condições de acesso ao circuito de turismo rural da Pedra da Penha, de mobilidade para os moradores e de escoamento da produção rural.
A intervenção vai beneficiar trecho de 6 quilômetros e será feito com blocos de concreto. De acordo com a secretaria, é uma opção mais sustentável e ambientalmente adequada.
O pacote de obras inclui terraplenagem, drenagem, instalação de sarjetas, meio-fio e sinalização. O investimento é estimado em R$ 11,5 milhões.
Também está em licitação a obra de calçamento rural, com cerca de 15 quilômetros de extensão. Serão contempladas as comunidades de Córrego dos Monos, Bebedouro, Córrego do Óleo, Independência, Monte Alegre e o distrito de Soturno.