Mais de 200 km de estradas rurais ensaibradas em três meses

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

 

 

Os investimentos no interior de Cachoeiro de Itapemirim não param. Somente nos três primeiros meses de 2023, mais de 200 km de estradas rurais foram ensaibradas e pavimentadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, a prefeitura tem o seu próprio moinho para a preparação do saibro localizado no distrito de Itaoca Pedra. O serviço é terceirizado e garante a retirada mensal de 3 mil m³ do material.

O município tem cerca de 800 km de vias rurais. Com o período de estiagem e a manutenção regular dos equipamentos, a secretaria acredita que todas as estradas serão beneficiadas até meados deste ano.

 

Revsol fortalece recuperação de vias do interior

 

Cachoeiro de Itapemirim sedia o centro regional de distribuição do Revsol desde 2021. Mais de 30 quilômetros de estradas rurais já foram recuperadas, o que garantiu melhores condições de tráfego para fomentar o agroturismo, o escoamento da produção agrícola e o acesso às escolas do interior.

Somente em 2022, foram garantidas melhorias nas localidades dos bairros Central Parque e Aeroporto; distritos do Córrego do Óleo; São Joaquim, Córrego do Brás; Gruta; Soturno; São Joaquim; Burarama; São Vicente; Pacotuba; Itaoca; Tijuca; Córrego dos Monos e Serra do Piroti – neste último são 5 quilômetros agraciados com o material.

Além do interior, a Secretaria de Agricultura e Interior, em parceria com a pasta de Manutenção e Serviços (Semmat), vai aplicar o Revsol em cinco ruras do bairro Monte Belo que estão sem pavimentação. O objetivo é garantir que as pessoas saiam de suas residências com dignidade.

 

 

O Revsol é um material residual da produção de aço doado ao município pelo governo estadual. Sua aplicação é uma solução sustentável, de boa durabilidade e de baixo custo para melhoria das condições das estradas.

Parque de Exposições

Além disso, a Semag realizou a pavimentação de 29.000 m² do Parque de Exposição do Aeroporto para a realização da edição 2022 da Cachoeiro Stone Fair.

 

 

Programa Hora Máquina

Além de atuar na melhoria de estradas, neste ano, a Semag também proporcionou mais de 400 horas de máquinas e 49 fretes a agricultores para realização de serviços em suas propriedades, por meio do programa Hora Máquina em 2022. Ao todo, 84 produtores foram beneficiados.

Garantido por lei, o benefício tem ajudado os agricultores a reduzirem custos de produção, por meio de aluguel de maquinários como tratores agrícolas, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, patrol e caminhões, por preços mais acessíveis.

 

Turismo e calçamento rural também são prioridades

Com foco no turismo rural, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, vai pavimentar a estrada que liga as localidades de Boa Vista e Alto São Vicente, no distrito de São Vicente.

O objetivo é melhorar as condições de acesso ao circuito de turismo rural da Pedra da Penha, de mobilidade para os moradores e de escoamento da produção rural.

 

 

A intervenção vai beneficiar trecho de 6 quilômetros e será feito com blocos de concreto. De acordo com a secretaria, é uma opção mais sustentável e ambientalmente adequada.

O pacote de obras inclui terraplenagem, drenagem, instalação de sarjetas, meio-fio e sinalização. O investimento é estimado em R$ 11,5 milhões.

Também está em licitação a obra de calçamento rural, com cerca de 15 quilômetros de extensão. Serão contempladas as comunidades de Córrego dos Monos, Bebedouro, Córrego do Óleo, Independência, Monte Alegre e o distrito de Soturno.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas