Garantir a dignidade através da moradia, combater o déficit habitacional e preservar os vínculos sociais dos cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social. Essas são as prioridades da prefeitura de Presidente Kennedy, através da Secretaria Municipal de Obras e Habitação.
Serão construídas 166 unidades habitacionais no município, atendendo famílias de 29 comunidades kennedenses. O investimento total é em torno de R$ 30 milhões e a obra tem prazo de conclusão de 548 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço, que aguarda a finalização do processo de contratação.
De acordo com a secretaria, esta modalidade de programa habitacional atende os beneficiados em seus próprios terrenos. Desta forma, essas pessoas permanecem na região que sempre viveram, além de evitar o êxodo rural.
Para a contemplação no projeto, é preciso atender critérios como o prazo de moradia em Presidente Kennedy, de cinco anos; ter renda de dois salários mínimos por família, dentre outros pontos avaliados pelo pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (Cohais).
Estrutura
Em dois padrões distintos, as residências serão pavimentadas em piso cerâmico esmaltado; as telhas serão de cerâmica tipo colonial e no entorno da unidade habitacional será construída calçada em concreto camurçado, dentre outras instalações internas. O beneficiado já recebe a casa com toda documentação registrada em seu nome.
A Secretaria Municipal de Obras e Habitação informou que, apesar do volume, o referido investimento não supre a demanda habitacional do município – atualmente, em torno de 900 cadastros aprovados. No entanto, uma das metas deverá ser atingida até o final de 2024: zerar os aproximadamente 200 aluguéis sociais utilizados no momento, através da continuidade do programa habitacional.
Confira abaixo as localidades onde serão construídas as residências e a quantidade em cada local: