Comitiva internacional encerra visita ao Espírito Santo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Espírito Santo recebeu, nesta semana, dirigentes de entidades internacionais e executivos de grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa para uma imersão em regiões produtoras do Estado. O objetivo da visita foi conhecer de perto as práticas ambientais, sociais e de governança da cafeicultura capixaba, fatores que surpreenderam positivamente os componentes da comitiva internacional.

A visita foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

“Cumprimos o objetivo de demonstrar para o trade internacional do café o que tem sido feito no Espírito Santo, especialmente a nossa evolução nos aspectos ambientais, sociais e de governança desse setor. O Espírito Santo é um gigante na produção cafeeira ao produzir as duas espécies de cafés mais comercializadas pelo Brasil, o arábica e o conilon, com qualidade, quantidade e sustentabilidade”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A comitiva internacional ficou no Espírito Santo por três dias, visitando propriedades que produzem café conilon, no Noroeste do Estado, e arábica nas regiões Sul, Serrana e Caparaó. O grupo também visitou e conheceu o trabalho desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na Fazenda Experimental do Incaper de Venda Nova do Imigrante.

Nos três dias de visita, a missão passou por propriedades rurais, cooperativas e centros de pesquisa nos municípios de São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Brejetuba e Venda Nova do Imigrante.

Sustentabilidade

Uma das propriedades visitadas foi a de Joselino Menegueti, produtor de Brejetuba. Menegueti produz café arábica de qualidade de forma sustentável, sendo um exemplo para todo o mundo. A propriedade dele está inserida nas ações do Governo do Estado, por meio da Seag e do Incaper.

“A implementação recente do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, pelo Governo do Estado e parceiros, foi um sinal claro e decisivo para recebermos essa missão internacional com representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva mundial do café. E essa visita é consequência deste bom exemplo que os capixabas estão dando para o mundo”, destacou Enio Bergoli.

Entre os membros da comitiva estava Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos); Vanúsia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes; Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.

O grupo chegou ao Espírito Santo após participar, em São Paulo, do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

“Mostramos que o Brasil é líder na sustentabilidade. O nosso papel é fazer com que o mundo veja todo o cuidado e carinho que o setor público e privado tem com essa pauta. Com as demandas importantíssimas e a mudança de conceito da cafeicultura no âmbito mundial, o olhar dessas referências internacionais é voltado para conhecer, reconhecer e valorizar a categoria capixaba”, destacou Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas