Festa da Praça Vermelha retorna após três anos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Um dos pontos altos da Festa de Cachoeiro, a Confraternização dos Amigos da Praça Vermelha volta a acontecer este ano, no dia 30 de junho, a partir das 19h00. A última edição aconteceu em 2019, antes da pandemia, e, com isso, esta 34ª edição tem sido muito aguardada.

“Eu estava morrendo de saudade da festa e das pessoas. Ser homenageada pela Praça é uma imensa honra, principalmente nesse pós-pandemia, quando ficou tão evidente a importância de celebrar os amigos e afetos”, diz Penha Garcia, que mora em Vitória e este ano receberá dos amigos o título de Cachoeirense Ausente Número Nº 1 da Praça Vermelha.

Também serão homenageados na confraternização o médico Fernando Netto, que receberá o título de Cachoeirense Presente nº 1 da Praça Vermelha, e o servidor público Valdir Franco, que receberá a Comenda Sebastião Magalhães, o Aúa.

“Esta festa é onde os irmãos cachoeirenses ausentes e presentes têm a oportunidade de se reencontrarem e brindarem a sua amizade. Estava fazendo muita falta!, diz Valdir.

Espaço democrático

A festa aconteceu pela primeira vez em 1986. A intenção era reunir, durante as comemorações oficiais da cidade, os amigos ausentes e presentes que frequentavam o famoso bar CDM e o não menos célebre Dok’s Bar, ambos na entrada da Ponte de Ferro.

Inicialmente, o lugar era ponto de encontro de jornalistas, políticos, ferroviários e estudantes ligados a partidos de esquerda, e daí surgiu o nome Praça Vermelha. Mas muitos integralistas, que compunham a direita da época, também passaram a frequentar o local, que acabou reconhecido como um espaço democrático, de livre expressão e muito embate de ideias, sempre com alegria e respeito.

“Ali nasceram muitas amizades ao longo dos anos, e é justamente esse sentimento que celebramos até hoje. Tenho certeza de que foi isso que transformou a Festa da Praça em um dos eventos populares mais queridos e reconhecidos de Cachoeiro”, conclui Fernando Netto.

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas