Cachoeiro lidera geração de empregos associados ao turismo no ES

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Cachoeiro de Itapemirim se destacou no último Boletim do Turismo do Espírito Santo, levantamento de dados sobre a atividade turística no estado, durante o primeiro trimestre de 2023. Elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o documento foi divulgado nesta semana.

Segundo os dados apresentados, durante o período analisado, Cachoeiro foi o município do Estado que mais contribuiu para o saldo positivo de empregos nas Atividades Características do Turismo (ACTs), que engloba áreas como alojamento, alimentação, transportes, agências de viagem, cultura e lazer.

Em números, o município alcançou um saldo de 193 novos postos de trabalho nas ACTs, seguido por Colatina (+176) e São Gabriel da Palha (+139). Os dados consideram a diferença entre admissões e desligamentos entre janeiro e março.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, o bom desempenho de Cachoeiro, nos indicadores do boletim, refletem o compromisso da gestão municipal em fomentar a atividade turística na região.

 

“Cachoeiro tem um enorme potencial turístico, principalmente, nas áreas cultural e de negócios. Temos centros culturais que guardam acervos valiosos de grandes nomes da cultura brasileira, como Roberto Carlos e os irmãos Newton e Rubem Braga. Também somos um importante polo econômico, que atrai muitos visitantes, por força dos setores de rochas ornamentais e serviços, principalmente”, expressa a secretária.

 

Fernanda Martins destaca, ainda, as recentes iniciativas para fortalecer as atividades turísticas em Cachoeiro. O município tem novos projetos para fortalecer o agroturismo, com foco no turismo de aventura, que envolvem a criação de trilhas e roteiros gastronômicos.

Na sede, a secretária destaca os investimentos na revitalização de centros culturais, como o restauro do Palácio “Bernardino Monteiro” e a reforma do Museu Ferroviário “Domingos Lage”, em fase de licitação.

Na Casa de Cultura “Roberto Carlos”, espaço que recebe visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, o município iniciou estudos técnicos para a construção de uma praça de convivência ao lado do imóvel e da Casa do Artesão, nos fundos.

 

“Estamos confiantes de que Cachoeiro continuará crescendo como destino turístico nos próximos anos. Esse é um trabalho contínuo, que envolve a cooperação de diversos setores e agentes da gestão municipal. Continuaremos trabalhando firme para que nosso município siga se beneficiando de seu potencial turístico, fomentando nossa economia e gerando renda e novos postos de trabalho”, expressa o prefeito Victor Coelho.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas