Cachoeiro conta com tecnologia na prevenção de cheias do rio Itapemirim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim conta com o apoio de uma tecnologia do Governo Estadual para monitorar, com até 12 horas de antecedência, as cheias na cabeceira da Bacia do Rio Itapemirim.

O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e instalou outras três na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.

Os dados coletados embasam os alertas emitidos pela Agência. A prefeitura de Cachoeiro forneceu as informações necessárias para formulação dos cálculos e assessorou na instalação das estações hidrológicas.

Nesse sentido, a Defesa Civil se prepara para os períodos chuvosos, que iniciam, geralmente, em novembro. O órgão também acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no Itapemirim.

Além disso, também há o monitoramento do distrito de Pacotuba, que costuma ser a primeira região do município afetada com inundação em casos de cheia do rio.

Nas épocas chuvosas, a população pode acompanhar a medição do nível, registrada de hora em hora, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao-defesa-civil.

Macrodrenagem vai solucionar alagamentos

Em Cachoeiro, avançam as obras de macrodrenagem, que visam a resolução de problemas crônicos relacionados aos períodos de chuvas. Atualmente, uma das frentes do trabalho se encontra no Nova Brasília, principal região beneficiada com o investimento, que dará fim aos frequentes alagamentos.

Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, serão realizados, além de intervenções de micro e macro drenagem; serviços de pavimentação, urbanização, paisagismo; além de sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas