O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cachoeiro de Itapemirim realiza no próximo domingo (8), às 9h, na rua Francisco Dias Siqueira, bairro Abelardo Machado, próximo ao campo do Geraldo Araújo, uma plenária para definir a nova diretoria e também o seu posicionamento nas eleições municipais do ano que vem. Esse será o momento em que o ex-prefeito Carlos Casteglione vai ser conduzido à presidência do partido e também escolhido como pré candidato da sigla a prefeito em 2024.
O evento contará ainda com a presença da deputada federal Jack Rocha, do deputado estadual João Coser e a deputada estadual Iriny Lopes, além de lideranças locais e filiados do partido.
Casteglione já foi deputado estadual duas vezes, secretário de Estado e prefeito por dois mandatos. Agora, seu nome surge forte, como principal alternativa fora do espectro político bolsonarista, dentro do cenário atual que está colocado em Cachoeiro.
Recentemente, Casteglione teve uma importante decisão a seu favor junto ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). Uma tomada de contas de 2016, sobre repasse de recursos para o Instituto de Previdência de Cachoeiro de Itapemirim (IPACI), estava em análise junto ao TCES. E, na semana passada, o pleno do tribunal deu parecer favorável, por unanimidade, entendendo que toda a ação estava dentro da legalidade.
E, ainda que suas contas do ano de 2016 tenham sido rejeitadas pela atual Câmara de Vereadores, não há qualquer impedimento para sua candidatura.
Atualmente, o PT está federado com outros dois partidos: o PC do B e o PV. Casteglione é o nome mais forte, entre as forças progressistas, nessa conjuntura e dialoga bem com todas lideranças políticas, econômicas, partidárias, comunitárias e religiosas.