Profissionais da Vigilância Sanitária de Itapemirim vistoriaram os supermercados e mercearias de Itaoca e Itaipava. Em um estabelecimento, que não teve o nome divulgado, foram encontrados produtos vencidos, que foram recolhidos e descartados.
O objetivo da fiscalização foi identificar e coibir a comercialização de produtos embalados, que estejam fora do prazo de validade. Além de verificar as embalagens, os fiscais orientaram funcionários e os donos dos estabelecimentos sobre os riscos de se consumir alimentos vencidos, que vão desde a mal-estar até infecções.
Na empresa onde foram encontrados os produtos vencidos, o proprietário recebeu advertência e foi orientado sobre como proceder da forma correta. Nos outros locais visitados, na sexta (14), não havia nada fora da normalidade; mas, ainda assim, houve orientação sobre boas práticas na comercialização dos produtos.
Essas ações de fiscalização são rotineiras no município. Além de verificarem o prazo de validade, os fiscais sanitários visam o armazenamento e a manipulação dos produtos comercializados.
O comerciante que cometer infrações pode ser punido com advertências ou multas, que dobram de valor em caso de reincidência. Em casos mais específicos, o estabelecimento poderá até ser interditado.