Professores, pedagogos, alunos e gestores de escolas participaram, na tarde desta quinta-feira (20), em Cachoeiro, da solenidade para assinatura do termo de adesão do município ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
O prefeito Victor Coelho e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, receberam no auditório da Faculdade de Direito (FDCI) o secretário de estado da Educação, Haroldo Rocha; e demais autoridades ligadas à área no Espírito Santo, como a superintendente regional de Educação, Celeida Chamão de Medeiros; deputados estaduais e vereadores.
A abertura foi feita por estudantes da rede pública, em dois momentos: uma recepção em inglês feita por estudantes dos cursos gratuitos de idiomas da rede, e apresentação instrumental da banda do Centro Integrado de Atividades Educacionais Newton Braga, com clássicos da música popular brasileira.
“É uma satisfação ver esse talento reunido aqui e saber que são da nossa rede. Fico muito feliz, também, em estar aqui e fazer parte desse movimento em prol da educação, que precisa ser pensada em um contexto nacional, ao mesmo tempo em que buscamos alcançar a excelência do ensino no município, para podermos dizer, futuramente, que temos os melhores alunos do país”, afirmou Lens.
Haroldo Rocha destacou a importância da adesão por Cachoeiro, também pelo papel do município como polo do sul do estado. “Esse pacto propõe um regime de colaboração, fundamental até mesmo pela relevância da área, que se destaca por lidar diretamente com as relações e evolução humana. O foco é ajudar o jovem a subir degraus”, avaliou.
O pacto prevê formação de professores e gestores, apoio a novas metodologias de trabalho, estímulo à produção literária e aquisição e padronização de currículo e material didático, entre outras ações conjuntas para as redes municipais de educação.
Gestores de 74 unidades de ensino da rede municipal estavam presentes no evento, acompanhados de um pedagogo e de um representante dos pais junto aos Conselhos Comunitários Escolares (CCE).