Estudantes de Jerônimo Monteiro conhecem serviços de TI do Prodest

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde de terça-feira (05), a visita de estudantes do curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro.

A primeira atividade foi a exibição de um vídeo institucional que mostra a trajetória da autarquia e os trabalhos executados para os órgãos públicos no Estado. Em seguida, os alunos receberam informações relativas aos serviços realizados pela Gerência de Suporte (Gesup).

O subgerente de Internet, Romulo Pelição de Farias, detalhou os procedimentos realizados pela unidade, como o provimento de acesso à Internet, o gerenciamento de correio eletrônico, a gestão de banco de dados e os mecanismos usados para reforçar a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.

O subgerente ainda mencionou a utilização de outros recursos empregados para proteger as informações hospedadas no Instituto, como cofre de senhas, firewalls, proxy (mecanismo que limita o acesso aos conteúdos na internet), entre outros. Ele também comentou sobre a empregabilidade no segmento de Tecnologia da Informação.

O setor de TI está precisando de profissionais qualificados. Sem dúvida, fazer um curso técnico ou superior nessa área é bastante válido para entrar no mercado de trabalho”, acrescentou.

Desenvolvimento

Na visita, os alunos entenderam como o Prodest se organiza para desenvolver sites e sistemas utilizados pelos órgãos estaduais para o atendimento aos cidadãos. Para isso, acompanharam a apresentação dos trabalhos da Gerência de Sistemas (Gesin), feita pelo gerente da unidade, Alessandro Frizzera.

Foram destacadas várias ações feitas pelo Prodest por meio da Gesin. Um deles é o Conecta Cidadão, plataforma que disponibiliza informações sobre 561 serviços do Governo do Estado, sendo 273 digitais, 145 parcialmente digitais e 143 presenciais.

Os visitantes também receberam informações sobre o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta de login único que possibilita o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta tem cerca de 2,48 milhões de usuários cadastrados.

O Agenda ES, o sistema do Cartão Reconstrução e o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs) foram outros serviços mencionados durante a atividade.

Data Center

Para encerrar a visita, os alunos foram à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo analista de TI Charles Santos de Jesus, da Geope (Geope). Ele destacou os mecanismos para manter o ambiente seguro e as ações de monitoramento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Grande Vitória e municípios do interior.

Depois, um grupo de alunos, selecionado pelos professores, conheceu a estrutura do Data Center do Estado, composta pelas salas cofre, colocation e de Telecomunicações.  Os estudantes foram acompanhados pelo gerente da Geope, Deyler Marchezini, e o diretor Técnico do Prodest, Carlos Eduardo Meneguelli de Sá.

A visita técnica é muito importante para os estudantes vivenciarem na prática o que aprendem em sala de aula. O funcionamento do Data Center chamou bastante a atenção dos alunos”, enfatizou o professor Leandro Peres Piovanelli.

As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas