BR 101: mais seis meses para saber se vai ter duplicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, esteve nesta segunda-feira (31) no estado, em agenda com o governador Paulo Hartung (PMDB) e demais autoridades, e disse que aguarda retorno sobre as alternativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para repactuação do contrato com a ECO 101, concessionária responsável pela duplicação da BR 101 e que, na última semana, externou dificuldade para executar a obra.

 

Segundo o ministro, este retorno deve acontecer em até dois meses. Para a imprensa, Quintella afirmou que a duplicação irá acontecer, uma vez que o que foi pactuado em contrato deve ser respeitado.

 

Em três anos de contrato firmado, a ECO 101 já arrecadou cerca de R$ 550 milhões através das praças de pedágio ao longo da rodovia federal no Espírito Santo. Porém, informou oficialmente à ANTT, ainda na segunda quinzena de 2016, que a receita da empresa caiu, além de outros motivos que inviabilizariam a duplicação.

 

Esta alegação da concessionária ficou misteriosamente no ostracismo – desconhecida, até mesmo, da comissão criada pela bancada federal capixaba para fiscalizar o contrato. Tal notícia, que desarticula o arranjo de desenvolvimento almejado pelo Estado, só veio à tona a poucos dias.

 

“Fizemos um encontro envolvendo representantes da sociedade capixaba com a presença de empresários, prefeitos, lideranças sociais e deputados das bancadas estadual e federal. Recebemos do ministro e do presidente da ANTT um conjunto de providências que serão tomadas. Precisamos ter respeito nos contratos assinados entre as partes. Estabelecemos um ponto de partida ou recomeço para que possamos avançar e garantir a segurança dos usuários da BR 101”, destacou o governador Paulo Hartung.

 

Crédito da foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas