Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere a continuidade do trabalho desenvolvido na Casa e o consenso entre os parlamentares sobre a condução do Legislativo estadual.

Ao longo dos 190 anos da Assembleia Legislativa, apenas dois presidentes haviam sido eleitos por unanimidade: Elcio Alvares, em 2009, e Rodrigo Chamoun, em 2011. Com a votação desta segunda-feira, Marcelo Santos entra para esse seleto grupo, consolidando seu nome na história do Parlamento capixaba com o apoio unânime dos deputados estaduais.

 

“Renovo com gratidão e senso de responsabilidade essa missão. O Espírito Santo não pode retroceder, e a Assembleia seguirá trabalhando com transparência, diálogo e compromisso com a população capixaba”, relatou o deputado, que destacou também a estabilidade institucional e o protagonismo inédito como um grande diferencial da Casa no último biênio.

 

A eleição também marcou a ampliação da Mesa Diretora, que passou de sete para dez integrantes com a criação dos cargos de 3º vice-presidente, 5º secretário e 6º secretário, conforme estabelecido pela Resolução 10.313, aprovada no ano passado. Além disso, pela primeira vez na história da Assembleia, três mulheres compõem a Mesa, reforçando a construção de um Legislativo mais inclusivo e representativo.

A chapa única que reelegeu Marcelo Santos também confirmou Hudson Leal (Republicanos) como 1º secretário e Janete de Sá (PSB), reeleita como 2ª secretária, além de outros sete membros. Os parlamentares que compunham a chapa tiveram seus votos automaticamente registrados, mas reforçaram a escolha ao declarar o apoio no plenário.

Os demais deputados também registraram seus votos e ressaltaram a liderança de Marcelo Santos nos últimos dois anos, destacando sua defesa das prerrogativas legislativas, a manutenção da harmonia entre os Poderes, a modernização da Assembleia, a organização do concurso público e as iniciativas em prol da valorização dos servidores.

Um dos destaques da sessão foi a manifestação da deputada Camila Valadão (PSOL), que, diferente da última eleição da Mesa, quando votou contra a chapa de Marcelo Santos, desta vez fez questão de justificar seu apoio. Em sua fala, a parlamentar reconheceu a condução do presidente nos últimos dois anos, ressaltando a valorização dos servidores da Casa e a garantia das prerrogativas parlamentares. “Hoje temos espaço de fala e participação nos debates, e isso se deve a uma gestão que nos permitiu atuar em diferentes frentes”, afirmou Camila.

O deputado Lucas Polese (PL), que na última eleição da Mesa foi contrário à escolha de Marcelo Santos, justificou seu apoio ao presidente reeleito ao destacar um episódio que colocou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo em evidência nacional: a prisão do deputado Capitão Assumção (PL). Na ocasião, Marcelo revogou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, viabilizando a soltura do deputado, em uma clara defesa da autonomia do Parlamento capixaba.

 

“Poderia citar vários momentos em que o presidente defendeu meu mandato, honrou sua palavra comigo e garantiu meu direito de pautar os projetos em que acredito. Mas resumo em um episódio: quando as prerrogativas desta Casa foram desrespeitadas, ele contrariou a decisão de Alexandre de Moraes e revogou a prisão do deputado Capitão Assumção. Daí, honra a quem tem honra”, declarou.

 

De acordo com o presidente, a eleição da nova Mesa Diretora representa a continuidade de um trabalho voltado para a modernização e eficiência do Legislativo capixaba. Para Marcelo Santos, a responsabilidade da Assembleia é clara: “Vamos seguir atuando com transparência, diálogo e respeito, garantindo que esta Casa continue sendo um pilar de estabilidade e progresso para o Espírito Santo, e servindo de exemplo para tantos outros estados”.

 

A nova composição da Mesa Diretora ficou definida da seguinte forma:

 

Presidente: Marcelo Santos (União)

1º secretário: Hudson Leal (Republicanos)

2º secretária: Janete de Sá (PSB)

1º vice-presidente: Dary Pagung (PSB)

2º vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)

3º vice-presidente: Alexandre Xambinho (Podemos)

3º secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)

4ª secretária: Iriny Lopes (PT)

5ª secretária: Raquel Lessa (PP)

6º secretário: Coronel Weliton (PRD)

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Vereador quer hino nacional e ‘Pai Nosso’ nas escolas de Cachoeiro

Está no 'expediente', da sessão ordinária desta terça-feira (25), o projeto de lei que estabelece