O Raiar da Liberdade, que acontece há 135 em um dos mais antigos e tradicionais quilombos de resistência do Espírito Santo – Monte Alegre, localidade de Cachoeiro de Itapemirim -, será realizado no dia 17 deste mês, porém sem nenhum apoio do poder público, como ocorria em outras edições.
Em 2024, o evento foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), passando a ficar inscrita no Registro de Bens de Natureza Imaterial do Estado do Espírito Santo.
A mestra Maria Laurinda, reconhecida como Patrimônio Vivo de Cachoeiro, lamenta o fato.
“Logo este ano, em que o governador Casagrande reconheceu nossa festa como patrimônio, não conseguimos recursos do governo. Mas não desistimos, e faremos nossa festa assim mesmo. Temos muitos amigos que estão nos ajudando com doações, e agradeço a todos eles pela contribuição. Nossa festa será linda!”.
A reportagem fez contato com a prefeitura de Cachoeiro, que respondeu a questão da falta de apoio ao evento através de nota. “A solicitação de apoio não chegou a tempo da realização da tramitação legal na Secretaria Municipal de Cultura”.
A partir das 18h, a comunidade recebe o público para apresentações de diversos grupos de patrimônio imaterial, como a charola de São Sebastião, o bate flechas, a folia de reis e o caxambu.
Quem recebe os visitantes é o grupo Santa Cruz, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro, desde 2005, e que é comandado pelas mestras Maria Laurinda, Adevalmira, Zeli, Neuza e Geralda.
A realização da festa se dará apenas por doações e contribuições voluntárias de apoiadores, tanto pessoas físicas como jurídicas – como é o caso do Instituto de Preservação do Patrimônio Imaterial Ádapo, que organiza a festa deste ano, juntamente com a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.
Além das apresentações de grupos, a programação da festa também conta com a feijoada comunitária, que é um ponto indispensável no Raiar. O evento é gratuito e aberto à visitação do público em geral.
Como chegar ao Quilombo Monte Alegre
Siga pela BR-482, no sentido Cachoeiro x Alegre. Vire à direita no trevo de Burarama. Após passar pela sede do Incaper, vire à direita em uma estrada não pavimentada (há uma placa indicativa neste ponto) e continue seguindo por mais 8km nessa mesma estrada, que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba, até chegar ao quilombo. A localização no Google Maps é https://goo.gl/maps/QKeE8Y9ufkq7PrZw8.