Cachoeiro inicia em setembro os eventos da Pré-Bienal

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Paralelamente aos ajustes com servidores e instituições parceiras para a próxima Bienal Rubem Braga, a prefeitura planeja também as atividades de Pré-Bienal, que começam no fim de setembro. A previsão é de que a primeira delas seja o lançamento do projeto Pé de Livro, no dia 21.

 

Na última sexta-feira (25), a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, reuniu servidores da pasta para apresentação de propostas para a edição 2018 da feira, como temas para as mesas, artistas a serem convidados, homenagens e atividades.

 

Em outros encontros, participam equipes de outros órgãos e entidades, como a Superintendência Regional de Educação, o Conselho Municipal de Cultura, a Academia Cachoeirenses de Letras (ACL), as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) e entidades do Sistema S, como Senac, Sebrae, Senai e Sesc.

 

“Essas reuniões são oportunidades não apenas para fechar a ideia central do evento do ano que vem, mas também avançar no processo de montagem das comissões executiva e consultiva para a Bienal. A intenção é trabalhar nosso maior cronista e a própria literatura, e já estão elencadas homenagens a Vinicius de Moraes, Sérgio Buarque de Holanda e Candido Portinari, que foram amigos de Rubem”, explica o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa.

 

Pracinha

No caso da Pré-Bienal, a intenção da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) é lançar um projeto por mês entre setembro e a época da feira. Parceria com a ACL, o lançamento do Pé de Livro ocorrerá possivelmente no bairro Gilberto Machado, na praça Portinari, conhecida como Pracinha dos Macacos.

 

O projeto foi inspirado em uma iniciativa de mesmo nome conferida pela equipe da Semcult durante visita à recente edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Em Cachoeiro, o lançamento será embaixo de uma árvore naquela praça e vai ter livros distribuídos nos galhos e em um tapete e sessões de contação de história. O projeto seguinte, em outubro, deve ser o Livro Virtual de Crônicas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas