As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim vão investir em melhorias estruturais os recursos garantidos com o cancelamento de uma compra de computadores iniciada em 2016. São R$ 1,4 milhão que agora serão repassados pela prefeitura por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).
A aquisição dos itens de informática foi rescindida pela Procuradoria Geral do Município na atual gestão municipal, antes do pagamento à empresa fornecedora. No parecer contrário ao processo de compra, estão questionamentos quanto ao preço unitário e às características técnicas do produto, definição de locais beneficiários e de quantitativo direcionado a cada escola e estrutura para recebimento do material.
A nova destinação dos recursos – oriundos da Quota Salário Educação (QSE) – tem por finalidade atender às principais e mais urgentes necessidades estruturais das escolas, identificadas a partir de levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Cada unidade vai receber R$ 67 por aluno matriculado, e elas precisam apresentar à Seme os planos de aplicação do recurso. Os repasses começam a ser feitos na próxima semana aos Conselhos Comunitários Escolares (CCE).
“As escolas poderão usar o dinheiro na revitalização dos seus prédios, áreas externas e equipamentos. Sanar essas demandas mais prementes vai garantir um ambiente mais prazeroso, adequado e seguro para nossos alunos e professores”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
“Estamos atentos às demandas e necessidades das nossas escolas e comunidades escolares, e foi com base nisso que decidimos destinar esses recursos diretamente para as unidades, para que invistam em estrutura e possam garantir melhores condições de atendimento aos estudantes da rede municipal”, destaca o prefeito Victor Coelho.