Seis propostas culturais serão escolhidas pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a partir de chamamento público iniciado nesta terça-feira (5), para que suas atividades aconteçam pelo período de um ano nos imóveis históricos do município. Além disso, cada projeto aprovado receberá suporte de R$16,5 mil.
Os interessados podem se inscrever de 14 a 30 de setembro diretamente no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Fazenda, na rua 25 de Março, Centro. O chamamento aceita somente uma inscrição por proponente.
Os espaços que serão disponibilizados pela prefeitura para as atividades culturais são o Museu Ferroviário Domingos Lage (2º andar), para atividades de artes plásticas; Centro Cultural Mestre Salatiel, na área do folclore/cultura popular; Circo da Cultura na praça de Fátima, para atividades de dança; Casa de Cultura Roberto Carlos, música; Casa dos Braga, literatura; Centro Operário e de Proteção Mútua/Centro Cultural Nelson Sylvan, para o teatro.
As propostas serão julgadas por uma Comissão de Seleção, assim que os projetos forem aprovados na triagem. Entre os critérios de seleção, estão o grau de inovação dos produtos ou serviços a serem ofertados, assim como seu impacto no desenvolvimento cultural do indivíduo; a qualificação dos proponentes e respectivas equipes; entre outros.
A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 24 de outubro e o início das atividades está marcado para o dia 1 de dezembro deste ano.
Dinheiro
A prefeitura disponibiliza a quantia de R$ 100 mil, oriundo do caixa da Secretaria Municipal de Cultura, para ser dividido como apoio à execução das propostas culturais. No entanto, o recurso não pode ser utilizado para obras e reformas de espeço físico, pagamento de taxas administrativas e despesas com aluguel, água, luz, telefone, combustível e deslocamento.
A utilização do dinheiro, de acordo com as regras determinadas pela administração pública municipal, deve ser para pagamento de professores, compra de material de consumo a ser utilizado nas atividades e nas apresentações de resultado.
Os recursos serão liberados em duas parcelas: a 1ª ocorrerá após a assinatura do Termo de Colaboração; a 2ª, após apresentação de contas parcial da 1ª parcela, quando haverá a execução de 50% do previsto no Plano de Trabalho.